Rio Grande do Norte institui o Dia do Cooperativismo Potiguar
- Artigo Principal
O cooperativismo potiguar passa a ter, oficialmente, uma data para ser celebrado. A Lei nº 12.379/2025, sancionada pela governadora Fátima Bezerra, instituiu o Dia do Cooperativismo Potiguar, a ser comemorado anualmente em 25 de fevereiro.
A iniciativa, de autoria do deputado estadual Luiz Eduardo, teve como ponto determinante para sua elaboração a articulação da Proturismo/RN, de Mossoró, que contribuiu ativamente para o reconhecimento da importância do movimento no estado. O objetivo é valorizar o papel das cooperativas no desenvolvimento econômico, social e sustentável do Rio Grande do Norte. A criação da data acontece em um ano especial: 2025 foi proclamado pela ONU como o Ano Internacional das Cooperativas.Deputado estadual Luiz Eduardo
A escolha da data homenageia o início da organização da primeira cooperativa potiguar, a Caixa Rural Mossoró Novo, fundada em 1915 pelo visionário Tércio Rosado. Com isso, o estado reconhece oficialmente um modelo de negócios que, há 110 anos, impulsiona a economia, gera emprego, renda e promove inclusão social para milhares de potiguares, com suporte e orientação do Sistema OCERN. “É mais do que uma data comemorativa, é um momento para reforçar a importância do cooperativismo como instrumento de desenvolvimento humano e sustentável”, afirma o presidente do Sistema OCERN, Eduardo Gatto.
Com essa nova lei, o Rio Grande do Norte reforça seu compromisso com os valores cooperativistas — igualdade, solidariedade e participação democrática —, fortalecendo um movimento que une passado, presente e futuro na construção de um estado mais justo e próspero.