- Artigo Principal
Representantes de treze cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Norte estiveram reunidos na sede do Sistema OCERN, em Natal, para tratar de pautas estratégicas que impactam diretamente o fortalecimento do cooperativismo no campo potiguar.
A reunião contou com a presença das seguintes cooperativas: Coompa, Cooppratca, Coop Riacho, Coopercacho, Coapafama, Coopa, Coafs, Coopterra, Capesa, Cooplacana, Copresul, Coopsant e Coopaf/RN. O encontro foi conduzido por Joseilson Medeiros de Araújo, representante do Ramo Agropecuário no Sistema OCERN.
Entre os principais temas abordados, destacam-se a apresentação do Plano Safra 2025/2026, com foco nas linhas de crédito voltadas para as cooperativas, em uma exposição feita por representantes do Banco do Nordeste (BNB) e do Sicredi. A proposta é ampliar o acesso ao crédito rural, incentivando o crescimento produtivo e a sustentabilidade econômica das cooperativas do estado.
Outro ponto central da pauta foi o debate sobre a execução do PECAFES (Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária), essencial para garantir a inserção dos produtos cooperativados no mercado institucional, promovendo renda e visibilidade aos produtores.
Também foi discutida a importância da regularização cadastral das cooperativas junto ao Sistema OCERN, por meio da plataforma Soucoop, fortalecendo a transparência e a organização interna do movimento cooperativista no RN.
“Esses encontros são fundamentais para alinharmos ações, identificarmos desafios, demandas e, principalmente, pensarmos em estratégias conjuntas para o desenvolvimento do cooperativismo agropecuário no nosso estado”, destacou Joseilson Medeiros, vice-presidente do Sistema OCERN e representante das cooperativas do Ramo Agro.
O presidente do Sistema OCERN, Eduardo Gatto, também acompanhou o momento e ressaltou a importância da articulação coletiva: “O cooperativismo agropecuário tem papel estratégico no desenvolvimento regional. Quando nos reunimos, ouvimos as cooperativas e traçamos caminhos conjuntos, estamos construindo soluções reais e sustentáveis para o nosso campo. O Sistema OCERN está aqui para apoiar, integrar e impulsionar esse movimento”, afirmou.
- Artigo Secundário 1
A 40ª edição da Famuse – Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó promete movimentar a cultura e a economia regional entre os dias 23 e 27 de julho, na cidade de Caicó/RN. Em 2025, o evento será realizado, pela primeira vez, no Largo do Mercado Público Municipal, localizado na Praça Dix-Sept Rosado, um espaço estratégico, amplo e conectado a outros polos tradicionais de comercialização do artesanato local, como a Casa do Artesão do Seridó e a feira “Caicó Mostra Caicó”.
Com mais de 80 estandes confirmados, a Famuse celebra a força do fazer manual e da identidade cultural seridoense, consolidando-se como uma das mais importantes feiras de economia criativa do Rio Grande do Norte. Neste contexto, o cooperativismo potiguar marca presença e reforça seu papel como motor de desenvolvimento sustentável, inclusão produtiva e valorização da cultura local.
Estão confirmadas na edição deste ano as cooperativas: COBARTS (Cooperativa das Bordadeiras e Artesãos do Seridó), COMART (Cooperativa das Mãos Artesanais de Timbaúba dos Batistas), COASE (Cooperativa de Produção Artesanal do Seridó), COOPERCRUTAC (Cooperativa de Produção Artesanal do Crutac), COAFS (Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares do Seridó), CAPESA (Cooperativa Agropecuária do Seridó) e COMFA (Cooperativa Mista da Agricultura Familiar de Acari e Adjacências).
A participação das cooperativas na Famuse representa não apenas uma vitrine para os produtos artesanais e da agricultura familiar, mas também um espaço estratégico para fortalecimento das redes de comercialização, geração de renda e troca de experiências entre cooperados e visitantes. Os estandes apresentarão peças em bordado, arte sacra, utilitários em madeira, produtos alimentícios, arte em tecido e itens inspirados nas raízes culturais da região do Seridó.
Para o presidente do Sistema OCERN, Eduardo Gatto, o protagonismo das cooperativas na Famuse demonstra o potencial transformador do cooperativismo para os territórios. “O cooperativismo alia tradição, inovação e desenvolvimento local. É muito significativo ver cooperativas de diferentes municípios potiguares ocupando esse espaço de destaque, mostrando que a união entre produção artesanal e organização solidária gera oportunidades e fortalece a identidade cultural do nosso estado”, afirmou.
A Famuse integra a programação da tradicional Festa de Sant’Ana de Caicó, reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil. Com grande fluxo de turistas e visitantes, a feira se transforma em um dos principais palcos de valorização do artesanato, da agricultura familiar e do cooperativismo potiguar.
- Artigo Secundário 2
O auditório do IDEMA, em Natal/RN, foi palco de um importante marco para a política ambiental e social do estado: a realização do II Encontro Estadual de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, Reciclagem e Coleta Seletiva Solidária. O evento reuniu catadores e catadoras de todas as regiões do Rio Grande do Norte, além de representantes de entidades públicas, privadas, acadêmicas e da sociedade civil organizada.
Com o objetivo de promover o fortalecimento da coleta seletiva solidária, ampliar a inclusão produtiva e debater políticas públicas voltadas à valorização do trabalho dos catadores e catadoras, o encontro contou com painéis temáticos, mesas de debate, troca de experiências e homenagens. Um dos destaques da programação foi a formalização da adesão do Governo do Estado ao Programa Pró-Catador, com a assinatura da governadora Fátima Bezerra, ao lado do Secretário-Executivo do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis da Secretaria-Geral da Presidência da República, Ary Morais.
O Sistema OCERN, parceiro institucional do evento, marcou presença com um estande montado no local, onde uma equipe técnica realizou ações de promoção, divulgação e esclarecimento sobre o cooperativismo e o trabalho desenvolvido pela instituição em apoio às cooperativas potiguares. A participação ativa da OCERN reforça o compromisso do sistema cooperativista com a inclusão produtiva, a sustentabilidade e a valorização dos catadores e catadoras.
O presidente do Sistema OCERN, Eduardo Gatto, também participou da mesa redonda "Ações em Desenvolvimento em Apoio às Entidades de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis", destacando como o cooperativismo pode ser uma ferramenta estratégica para a estruturação e organização do trabalho desses profissionais. Em sua fala, Gatto ressaltou que "a experiência cooperativista oferece um modelo sustentável e democrático de organização do trabalho, promovendo autonomia, geração de renda e inclusão social".
Criado pelo Governo Federal, o Programa Pró-Catador é uma iniciativa interministerial que visa articular e integrar ações para apoiar e promover a inclusão social e econômica dos catadores de materiais recicláveis. O programa oferece suporte técnico, acesso a linhas de crédito, incentivo à formalização de cooperativas e associações, e o fortalecimento das políticas de resíduos sólidos com viés de inclusão e sustentabilidade.
Além do Governo Estadual, os consórcios intermunicipais CIMOP (Alto Oeste), CIM Seridó, CIM Potiguar (Agreste) e CISIM (Assu) também aderiram formalmente ao programa, abrangendo mais de 100 municípios potiguares — cerca de 62% do território estadual.
Durante a cerimônia de abertura, também foi assinada uma portaria que cria o Comitê de Acompanhamento da Coleta Seletiva Solidária no âmbito da administração pública estadual, conforme determina a Lei nº 10.077/2016. Outro avanço importante foi o lançamento do edital de chamamento público para a execução da coleta seletiva no Centro Administrativo do Governo do RN, fortalecendo o compromisso com uma gestão ambientalmente responsável e socialmente inclusiva.
O evento também homenageou nove mulheres catadoras, destacando suas trajetórias e lutas no processo de organização e fortalecimento do setor.
O II Encontro reafirma a importância da atuação coletiva, da organização solidária e da construção de políticas públicas voltadas à sustentabilidade, à dignidade do trabalho e à cidadania plena — valores que se conectam diretamente com a missão do cooperativismo e do Sistema OCERN.
- Artigo Secundário 3
A Cooperativa Cultural Universitária foi uma das instituições homenageadas durante a sessão solene realizada nesta segunda-feira (14), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em alusão ao Dia da Literatura Potiguar. A solenidade foi uma iniciativa da deputada estadual Divaneide Basílio (PT), que também integra a Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (Frencoop/RN), e reuniu autores, pesquisadores, entidades e demais representantes da cultura literária do estado.
Oficialmente comemorada em 9 de julho, a data foi instituída por meio da Lei Estadual nº 10.622/2019, e celebra os aniversários do poeta Gilberto Avelino e do folclorista Veríssimo de Melo, importante intelectual potiguar e fundador do Instituto de Antropologia, atual Museu Câmara Cascudo, da UFRN. A iniciativa tem como propósito valorizar, fomentar e divulgar a produção literária do Rio Grande do Norte, reconhecendo sua contribuição para a formação cultural da sociedade potiguar.
Durante a solenidade, a deputada Divaneide destacou a importância do reconhecimento público àqueles que constroem e mantêm viva a cultura do estado.“É fundamental o empenho da Assembleia Legislativa que, ao cumprir a lei, homenageia e dá ampla visibilidade àqueles que constituem referência à cultura popular potiguar, no que diz respeito à literatura”, afirmou a parlamentar.
Reconhecimento ao trabalho cooperativo em prol da literatura
Fundada em 14 de abril de 1977, a Cooperativa Cultural Universitária tem se consolidado como um dos principais vetores de incentivo à literatura no estado. Ligada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a cooperativa atua ativamente no apoio à produção literária local, promovendo lançamentos de livros, ações de incentivo à leitura, eventos culturais e iniciativas educacionais.
Ao longo de sua história, a cooperativa tem oferecido suporte contínuo a docentes, discentes e servidores técnico-administrativos da UFRN, contribuindo para a realização de projetos de impacto regional, nacional e até internacional. Por sua atuação, a entidade foi reconhecida na sessão solene como símbolo de resistência, promoção cultural e fomento à literatura potiguar.
Para Eduardo Gatto, presidente do Sistema OCERN, a homenagem reafirma o papel transformador das cooperativas na sociedade: “A Cooperativa Cultural Universitária é um exemplo claro de como o cooperativismo vai além da economia. Ela promove conhecimento, valoriza talentos locais e contribui de forma significativa para a formação crítica e cultural do nosso povo. Essa homenagem é mais do que merecida”, afirmou o presidente.
A presidente da Cooperativa Cultural Universitária, Wani Pereira, agradeceu a homenagem e reforçou o compromisso da entidade com a cultura e o cooperativismo: “Receber esse reconhecimento da Assembleia Legislativa é motivo de muita alegria para todos que fazem parte da nossa cooperativa. Seguimos firmes na missão de fortalecer a literatura potiguar, apoiar nossos autores e promover o acesso ao conhecimento, sempre com base nos princípios do cooperativismo”, destacou Wani.
O Sistema OCERN parabeniza a Cooperativa Cultural Universitária por sua trajetória e por sua contribuição relevante à cultura e à literatura do estado, reafirmando o papel do cooperativismo como agente de transformação social, cultural e educacional no Rio Grande do Norte.
- Nenhum
O II Encontro Estadual de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis será realizado no próximo dia 15 de julho, a partir das 9h, no auditório do IDEMA, em Natal/RN.
O evento reunirá catadores e catadoras de todas as regiões do Rio Grande do Norte, além de representantes de entidades públicas e privadas, com o objetivo de debater políticas públicas, direitos trabalhistas, inclusão social e estratégias para o fortalecimento da coleta seletiva solidária no estado.
A programação contará com painéis temáticos com participação de ministérios, entidades de classe e cooperativas, além de homenagens às mulheres catadoras, reconhecendo sua contribuição fundamental para a organização do setor.
Um dos momentos mais esperados será a formalização da adesão do Rio Grande do Norte ao Programa Pró-Catador, iniciativa nacional que visa promover a valorização profissional, a inclusão produtiva e o fortalecimento das organizações de catadores em todo o país.
O encontro reafirma a importância da atuação coletiva, da organização solidária e da construção de políticas públicas voltadas à sustentabilidade, à dignidade do trabalho e à cidadania plena.
- Artigo Inferior 1
O Sistema OCERN apoia e celebra a realização da 1ª edição do Festival do Queijo da Agricultura Familiar Potiguar, que acontece nos dias 18 e 19 de julho, no Mercado da Agricultura Familiar, em Natal (RN). O evento tem como objetivo valorizar a produção queijeira artesanal do Rio Grande do Norte, promovendo a cultura, a economia e o saber tradicional das famílias agricultoras.
A programação do festival inclui uma série de atividades voltadas tanto para o público geral quanto para produtores, técnicos e especialistas do setor. Entre os destaques estão:
-
Exposição e comercialização de queijos artesanais produzidos em diferentes regiões do estado
-
Oficinas gastronômicas com chefs convidados
-
Concurso de queijos artesanais
-
Palestras e eventos técnicos sobre produção, qualidade e regulamentação
-
Apresentações culturais
-
Demonstração ao vivo da produção de queijo manteiga
O festival é uma oportunidade para aproximar o consumidor do trabalho realizado pelas cooperativas, fortalecendo a agricultura familiar e impulsionando a cadeia produtiva do leite e derivados no estado.
- Nenhum
Sistema OCB inicia produção de documentário com histórias de transformação social e econômica
O cooperativismo brasileiro vai novamente ganhar as telas em breve. O Sistema OCB está iniciando as gravações do documentário Histórias de um mundo melhor, uma das principais ações comemorativas do Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2025. A produção vai percorrer as cinco regiões do Brasil para contar histórias emocionantes de pessoas e comunidades que tiveram suas vidas transformadas pela cooperação.
Com uma narrativa que une desenvolvimento econômico, impacto social e cuidado com o meio ambiente, o documentário será uma oportunidade para mostrar ao público como o cooperativismo brasileiro atua em diferentes áreas e ajuda a construir um país mais justo e sustentável.
“Este documentário é uma declaração do potencial transformador do cooperativismo. Queremos dar voz a quem vive o dia a dia desse movimento, mostrando que o trabalho coletivo gera prosperidade, oportunidades e cuidado com as pessoas e com o planeta”, destaca o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Histórias que inspiram
O documentário vai apresentar personagens reais que representam a diversidade do movimento cooperativista no país. As gravações estão previstas para começar em breve e devem passar por diferentes estados brasileiros, incluindo Rondônia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará e Distrito Federal.
Entre os personagens está Dona Aldênia, agricultora e sócia-fundadora da Cooperativa Agropecuária e Florestal do Projeto Reca (RO), que ajudou a transformar uma região marcada pelo desmatamento em agroflorestas. Formada por mais de 300 famílias de agricultores, a cooperativa cultiva mais de 40 espécies entre árvores e plantas frutíferas e medicinais.
O documentário também vai acompanhar a trajetória de Onésio da Silva, produtor de queijo canastra e cooperado do Sicoob Sarom, em Minas Gerais. Depois de enfrentar uma grave crise financeira e quase desistir da atividade rural, Onésio encontrou no cooperativismo de crédito a chance de reerguer a fazenda e transformar sua história.
Outros personagens como Cleusimar Andrade, presidente da Rede Alternativa de Reciclagem no Distrito Federal, e Giseli Boldrin, cooperada da Vinícola Nova Aliança no Rio Grande do Sul, também terão suas trajetórias retratadas. Juntos, eles representam diferentes ramos e mostram como o cooperativismo é capaz de impactar positivamente áreas tão diversas como agricultura, saúde, crédito e reciclagem, entre outros.
A narrativa do filme costura diferentes histórias para evidenciar o papel do cooperativismo como uma força social e econômica. Além dos depoimentos emocionantes, a produção vai explorar as paisagens do Brasil, desde as florestas amazônicas até os parreirais da Serra Gaúcha.
- Nenhum
Sessão destacou papel transformador das cooperativas no Ano Internacional do Cooperativismo
A Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (8), uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no primeiro sábado de julho. A iniciativa foi proposta pelo presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Arnaldo Jardim (SP), e pela deputada Bia Kicis (DF), também integrante do colegiado, reunindo autoridades, parlamentares e lideranças do movimento para reforçar o papel essencial das cooperativas no desenvolvimento econômico e social do Brasil.
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, destacou a importância do reconhecimento internacional ao setor. “O cooperativismo é uma força que transforma a realidade de milhões de brasileiros. Essa sessão é que uma homenagem; é um marco da união entre o Legislativo e o movimento para fortalecer ainda mais nosso trabalho”, afirmou.
Ano Internacional das Cooperativas
Em 2025, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o Ano Internacional das Cooperativas com o lema Cooperativas constroem um mundo melhor. A senadora Tereza Cristina (MS), lembrou o impacto do modelo na qualidade de vida da população. “Onde há cooperativas, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é mais alto e as pessoas vivem com mais dignidade. O Brasil é referência para o mundo e precisamos valorizar ainda mais esse setor”, disse.
O deputado Arnaldo Jardim ressaltou conquistas recentes do movimento no Congresso, como o reconhecimento do ato cooperativo na Reforma Tributária e a aprovação do projeto que reconhece o cooperativismo como manifestação da cultura nacional (PL 357/2025) . “Estamos diante de um setor que reúne 23,4 milhões de cooperados, em mais de 4 mil cooperativas, gerando prosperidade e inclusão social. É nosso dever assegurar que o ambiente legislativo siga favorecendo esse modelo que tanto contribui para o país”, afirmou. nômicas e sociais. “O cooperativismo é uma ferramenta de emancipação econômica e de liberdade, que já provou sua capacidade de superar pandemias, guerras e desafios climáticos”, completou.
Reconhecimento
Durante o evento, o senador Izalci Lucas (DF) reforçou o impacto das cooperativas em diversas áreas, da agricultura à saúde. “Enquanto muitas empresas não sobrevivem aos primeiros anos, as cooperativas seguem firmes e crescentes, fortalecendo o pequeno produtor, o comércio e o acesso a crédito em regiões carentes”, pontuou.
O deputado Evair de Melo (ES) também destacou a função das cooperativas como reguladoras de mercado e promotoras de desenvolvimento. “Onde há cooperativas, o preço médio de venda é maior para o produtor e o de compra é menor para o consumidor. Isso é liberdade econômica na prática”, explicou.
Para o deputado Domingos Sávio (MG), a essência humana do cooperativismo é o que o diferencia. “Mais do que uma organização econômica, o cooperativismo é um movimento de transformação social, que oferece oportunidades aos pequenos e promove inclusão”, disse.
Sistema OCB: uma voz ativa
A superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, reforçou o compromisso da entidade com o fortalecimento do setor. “O cooperativismo brasileiro é exemplo de inovação e solidariedade. Nosso papel é garantir que as cooperativas tenham o ambiente propício para crescer e continuar promovendo impactos positivos nas comunidades. Essa união com o Legislativo é fundamental para isso”, afirmou.
Ao final da sessão, foi reforçado o convite para que parlamentares e sociedade continuem apoiando o cooperativismo, especialmente em um ano de tanta visibilidade global para o setor. Como lembrou o presidente Márcio, “mais que gerar números impressionantes, o cooperativismo transforma vidas. E é isso que queremos mostrar ao Brasil e ao mundo: a cooperação é o caminho para um futuro melhor”.
- Artigo Inferior 2
Prepare-se para um dos eventos mais aguardados do calendário esportivo potiguar! No dia 20 de julho (domingo), a partir das 6h da manhã, a 2ª Corrida COOPANEST-RN vai movimentar a Praça Cívica, no bairro de Petrópolis, em Natal. Com percursos de 5 km e 10 km, o evento prometereunir atletas e entusiastas do bem-estar para um dia de muita saúde e integração.
Mais do que uma competição, a Corrida COOPANEST-RN é um convite à adoção de hábitos saudáveis, ao fortalecimento de vínculos e à valorização do cuidado com a saúde. Organizado pela Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do RN, o evento é aberto a homens, mulheres e jovens — com autorização dos responsáveis para menores de 18 anos.
Este ano, a corrida tem um motivo ainda mais especial: a comemoração dos 31 anos da COOPANEST-RN, que há mais de três décadas vem cuidando da saúde dos potiguares com excelência e dedicação. Como ressaltou Sérgio Lima, diretor da COOPANEST-RN, “a Corrida COOPANEST-RN é uma celebração da saúde e da vida. Neste ano, temos ainda mais motivos para comemorar: os 31 anos da nossa cooperativa, que segue firme na missão de cuidar das pessoas com excelência e cuidado. Queremos compartilhar esse momento com toda a população potiguar, promovendo bem-estar e integração.”
Além das tradicionais provas para adultos, este ano a Corrida COOPANEST-RN também contará com a Corrida Kids, uma oportunidade para as crianças se envolverem com a prática esportiva e aprenderem desde cedo a importância de se manterem ativas e saudáveis.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas exclusivamente pelo site oficial da corrida. O valor da inscrição para a categoria geral é de R$ 110,00, enquanto o Kit Kids tem o valor de R$ 70,00 (+ taxa do site). Lembre-se: as vagas são limitadas a 1.000 participantes, então não perca tempo e garanta sua vaga!
Todos os participantes receberão um kit exclusivo com camiseta e medalha, marcando sua participação em um evento que une saúde, esporte e solidariedade.
Participe da 2ª Corrida COOPANEST-RN e venha correr rumo a um estilo de vida mais ativo e consciente.
- Nenhum
Ano Internacional das Cooperativas impulsiona iniciativas locais e revela o potencial transformador do setor para a economia potiguar
Com a chegada do Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2025, o cooperativismo ganha ainda mais destaque no cenário global. A iniciativa reacende o debate sobre a importância do setor como vetor de desenvolvimento sustentável, inclusão social e fortalecimento econômico. No Brasil, e especialmente no Rio Grande do Norte, o cooperativismo tem se consolidado como estratégia eficaz de inclusão produtiva, geração de renda e transformação de realidades — com a cidade de Mossoró e a região Oeste potiguar assumindo papel de destaque nesse movimento.
Cooperativismo como instrumento de desenvolvimento local
De acordo com dados do Sistema OCERN (Organização das Cooperativas do Estado do RN), as cooperativas potiguares atuam em diversos ramos, como crédito, agropecuária, transporte, saúde, trabalho, produção e serviços. Na região de Mossoró, esse modelo tem se destacado em setores como agricultura familiar, turismo regional, cultura, economia criativa e educação técnica, promovendo o fortalecimento de cadeias produtivas locais e impulsionando o protagonismo comunitário.
Reconhecida como polo econômico, turístico, cultural e educacional do Oeste potiguar, Mossoró vem abraçando o cooperativismo como estratégia de fortalecimento do empreendedorismo, especialmente entre agricultores, artesãos, profissionais liberais e prestadores de serviços. Um exemplo de destaque é a ProTurismoRN, cooperativa que reúne profissionais dos setores de turismo, artesanato, gastronomia e eventos. A iniciativa tem mostrado como o cooperativismo pode conectar talentos, valorizar a identidade local e gerar oportunidades coletivas.
Oportunidades e desafios para o cooperativismo potiguar
Embora promissor, o cooperativismo no RN ainda enfrenta desafios importantes, como a necessidade de maior capacitação técnica e de gestão, o fortalecimento da cultura cooperativista e o acesso a linhas de financiamento e infraestrutura adequada. Em contrapartida, há grandes oportunidades de crescimento, com o apoio de instituições como o BNDES, cooperativas de crédito (Sicoob, Sicredi, Unicred) e programas do Sistema OCERN e do Sistema OCB Nacional, voltados à inovação, qualificação, governança e exportação.
As perspectivas incluem o acesso a novos mercados, a integração de tecnologias emergentes como blockchain no campo, o engajamento em projetos de transição energética, e a valorização do protagonismo de mulheres, jovens e povos tradicionais por meio da cooperação.
Ano Internacional das Cooperativas: oportunidade histórica
A celebração do Ano Internacional das Cooperativas 2025, com o tema “Cooperativas constroem um mundo melhor”, representa uma janela estratégica para ampliar a visibilidade das ações locais e fomentar políticas públicas em favor do setor. Mossoró e a região Oeste potiguar têm potencial para se tornarem referências regionais neste novo ciclo de crescimento, com investimentos em educação cooperativista, inovação e sustentabilidade.
O Sistema OCERN já articula uma programação especial para o período, em parceria com prefeituras, universidades, escolas técnicas, cooperativas e organizações da sociedade civil, com o objetivo de estimular o cooperativismo como política de desenvolvimento integrada.
Vozes do setor
Para o presidente da ProTurismoRN, Alexandre Dantas, o cooperativismo é uma ferramenta essencial para a transformação social:
“O cooperativismo é mais que uma ferramenta econômica — é um modelo de organização social que coloca as pessoas no centro das decisões e oferece soluções coletivas para desafios comuns. Mossoró está madura para liderar esse movimento no interior do Nordeste”, afirma.
Já a diretoria da COOMEA – Cooperativa de Mulheres Empreendedoras e Artesãs de Mossoró destaca:
“A cooperação é a base do nosso trabalho. A união entre profissionais do turismo e da cultura fortalece nossos projetos, valoriza nossa identidade e traz resultados que nenhum empreendedor conseguiria sozinho”.
Conclusão
Mossoró e o Oeste potiguar vivem um momento decisivo para expandir o alcance e o impacto do cooperativismo. Em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o chamado da ONU para o Ano Internacional das Cooperativas, a região se posiciona como protagonista de uma nova economia baseada em valores humanos, solidariedade e desenvolvimento local.
Cooperar é o caminho. E o futuro é agora.
Por Alexandre Dantas
Presidente da ProTurismoRN – Cooperativa dos Profissionais e Promoção do Turismo do RN
Delegado Regional da FEBTUR Oeste Potiguar
Diretor Administrativo da FEBTUR-RN
- Artigo Inferior 3
Seguimos o mês do cooperativismo com a agenda especial que reforça o compromisso das cooperativas com o desenvolvimento sustentável, a saúde e a valorização da produção local. Confira os destaques:
📍 15/07 – II Encontro Estadual de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis
♻️ Um momento de articulação e reconhecimento dos catadores e catadoras de todas as regiões do estado, com foco na valorização da coleta seletiva solidária e na organização por meio de cooperativas como ferramenta de cidadania, dignidade e geração de renda.
📍 18 e 19/07 – Festival do Queijo da Agricultura Familiar Potiguar
🧀 Sabores, saberes e cooperativismo reunidos em um evento que valoriza a produção artesanal e a força da agricultura familiar no RN.
📍 20/07 – 2ª Corrida Coopanest-RN
📍 23 a 27/07 - 40ª edição da Famuse – Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó
🏃🏽♂️ Um verdadeiro convite à saúde, ao bem-estar e à cooperação. A Corrida da Cooperação reforça vínculos e incentiva hábitos saudáveis com o apoio do Sistema OCERN.
🌍 Cooperativas constroem um mundo melhor.
Acompanhe, compartilhe e viva com a gente este mês de celebração!
- Nenhum
O Movimento Turismo que Protege segue crescendo e se consolidando como uma mobilização nacional em defesa dos direitos de crianças e adolescentes no contexto das atividades turísticas. Lançado oficialmente durante o II Encontro de Turismo Responsável, em Foz do Iguaçu (PR), o movimento já conta com o apoio de profissionais, empresas, entidades e órgãos públicos que assumiram o compromisso com práticas mais seguras, éticas e responsáveis no setor.
“Proteger crianças e adolescentes é um compromisso com o futuro do nosso país”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino. Ele também destaca que a iniciativa representa “um novo momento de responsabilidade e ação efetiva” no turismo. Ainda segundo o ministro, a exploração sexual de crianças e adolescentes “é uma chaga que macula o potencial transformador do turismo e exige vigilância e compromisso permanentes”.
COMO PARTICIPAR - O Ministério do Turismo convida a sociedade civil, destinos turísticos, organizações e instituições públicas e privadas a se tornarem signatárias da Carta de Compromisso do Movimento. A adesão é voluntária e representa um passo essencial para fortalecer um turismo mais consciente e protetor da infância e adolescência em todo o Brasil.
Para participar, basta preencher o formulário de pré-assinatura disponível no site do MTur. Além de aderir, você pode divulgar o Movimento e incentivar a participação de colegas, empresas, instituições e demais interessados. O engajamento coletivo é fundamental para consolidar uma rede ampla, diversa e comprometida com a prevenção de violações e a promoção de um turismo mais seguro e acolhedor. https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/movimento-turismo-que-protege-junte-se-a-esta-rede-em-defesa-de-criancas-e-adolescentes
POR QUE SEU APOIO É FUNDAMENTAL? - Ao se comprometer com o Movimento Turismo que Protege, você passa a integrar uma articulação nacional baseada em valores como responsabilidade social, respeito aos direitos da infância e prevenção da exploração sexual no turismo. Trata-se de uma ação concreta em favor de um turismo mais justo, inclusivo e sustentável - hoje e para as futuras gerações.
A ProTurismoRN TAMBÉM É SIGNATÁRIA DO CÓDIGO DE CONDUTA BRASIL desde 15/05/2024 - O Movimento Turismo que Protege está alinhado ao Código de Conduta Brasil, iniciativa do Ministério do Turismo, voltada à sensibilização de prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur para adoção de práticas de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes.
É possível aderir ao Código por meio do site: www.codigodeconduta.turismo.gov.br. No portal, também estão disponíveis um curso EAD, podcasts e o Manual do Multiplicador, que orienta sobre como agir em casos suspeitos e como ampliar o alcance das boas práticas de proteção.
“O Movimento é uma política de suporte ao Código. Ele vem para somar e fortalecer a disseminação dos princípios do Código de Conduta Brasil, um instrumento essencial à prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo”, explica a secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes.
Segundo ela, a proposta é envolver não apenas os prestadores de serviços cadastrados no Cadastur, mas também outros atores do turismo — como taxistas, artesãos, artistas, organizações do terceiro setor e órgãos públicos — que podem integrar a rede de proteção e atuar como multiplicadores do Código.
FAÇA PARTE DA MUDANÇA - Uma dica simples: ao se hospedar em hotéis ou participar de eventos, pergunte se o local aderiu ao Código de Conduta. Essa atitude estimula a reflexão e o engajamento de profissionais do setor. E lembre-se: em casos de suspeita ou confirmação de exploração sexual de crianças e adolescentes, denuncie. Disque 100.
➡️ Siga e saiba mais:
https://instagram.com/ProTurismoRN
- Nenhum
O Sicoob foi reconhecido como um dos cases nacionais de destaque no novo livro de Philip Kotler, autor que revolucionou o pensamento de marketing no mundo. Com coautoria do publicitário Washington Olivetto (1951–2024), a obra Fundamentos do Marketing Moderno apresenta práticas relevantes e contemporâneas que refletem a evolução da comunicação de marca no cenário brasileiro.
Nesta edição, a instituição é citada como exemplo de como a estratégia de brand experience pode fortalecer o posicionamento e gerar impacto cultural, emocional e comercial. O principal destaque do case é a ativação realizada por meio do product placement na novela Terra e Paixão, da TV Globo, em que a marca foi inserida de forma estratégica e alinhada ao enredo, o que contribuiu para uma conexão mais autêntica com o público brasileiro.
A inserção na teledramaturgia aconteceu entre maio de 2023 e janeiro de 2024 e se destacou pela abordagem educativa e não intrusiva: a marca foi apresentada como uma solução real para os personagens da novela, ambientada no contexto do agronegócio. Foram seis inserções ao longo dos capítulos, totalizando mais de nove minutos de exposição integrada à trama. O resultado foi expressivo: no primeiro dia da exibição, as buscas por “Sicoob” cresceram 150% e os acessos ao site aumentaram 138%. A novela atingiu uma média de 19 milhões de lares e gerou cerca de 175 milhões de impactos.
Além disso, ao longo do período em que a ação esteve ao ar, o Sicoob registrou um aumento de 12,6% no número de cooperados e conquistou avanços relevantes em indicadores de força de marca, com destaque para o crescimento do reconhecimento da marca que foi de 73,36%, e para a evolução da percepção de uma “proximidade física” para “proximidade afetiva”. No ambiente digital, o engajamento no Instagram institucional subiu 643% e as impressões na plataforma X cresceram 556%.
De acordo com Cláudio Halley, superintendente de Estratégia e Gestão do Sicoob, esse reconhecimento traduz a solidez da estratégia da marca, construída com base em três pilares fundamentais: consistência, relevância e propósito. “Estar presente em uma obra de grande audiência como Terra e Paixão foi uma escolha estratégica e cuidadosamente planejada. Inserimos o Sicoob de forma contextualizada e relevante, reforçando o cooperativismo financeiro como uma alternativa real, moderna e acessível para milhões de brasileiros. Os resultados comprovam a assertividade dessa decisão: fortalecemos nossa marca, ampliamos nosso alcance e, sobretudo, avançamos em percepção e engajamento com o público. A presença do Sicoob em uma obra de referência como a de Philip Kotler evidencia a força do nosso posicionamento de marca, fundamentado em relevância, impacto e proximidade com a realidade do Brasil”, comenta Halley.
A publicação destaca ainda outros pilares que sustentam a estratégia de marca do Sicoob, como os investimentos em territórios de alto valor simbólico, como dramaturgia, música e esporte, a presença digital estruturada e a coerência na jornada de relacionamento com os cooperados. Além de reconhecer a performance da marca, o livro também dedica espaço à trajetória institucional do Sicoob, suas principais conquistas e indicadores, além de contextualizar o papel do cooperativismo financeiro como alternativa sólida ao modelo bancário tradicional. A análise é ancorada em dados oficiais fornecidos pela instituição e convida o leitor a refletir sobre o futuro dos serviços financeiros a partir de uma ótica mais inclusiva, democrática e sustentável.
- Nenhum
Aberto o período de inscrição para o concurso fotográfico “Nossos Retratos”, promovido pela Central Sicredi Nordeste. Com o tema “Nordeste Iluminado”, a iniciativa busca valorizar os cenários naturais da região, incentivando os associados a captarem, por meio da fotografia, paisagens que expressem a luz e a beleza do território nordestino. Voltado a associados das cooperativas Sicredi do Nordeste. Serão selecionadas 24 imagens que integrarão o Calendário Regional Sicredi 2026. Três serão premiadas com equipamentos eletrônicos de ponta e troféus personalizados.
A participação é gratuita e vai até o dia 11 de julho, exclusivamente pelo site sicredine.com.br/concursofotografico. Voltado a associados maiores de 18 anos das cooperativas filiadas ao Sicredi na região, o concurso é uma oportunidade para fotógrafos amadores e entusiastas mostrarem seu olhar sobre o nascer e pôr do sol, o céu estrelado, a luz do luar e outros elementos que representem a temática proposta.
Cada participante pode inscrever até duas fotos, desde que sigam os critérios técnicos previstos no regulamento – como formato horizontal, resolução mínima de 8 megapixels e ausência de rostos em primeiro plano.
Uma comissão julgadora composta por três fotógrafos profissionais será responsável por selecionar as 24 imagens vencedoras, que integrarão o Calendário Regional Sicredi 2026. Dessas, três serão premiadas com equipamentos eletrônicos de ponta e troféus persoanlizados.
O primeiro colocado receberá um iPhone 16 Pro Max; o segundo lugar, um notebook da Dell; e o terceiro, um tablet Samsung Galaxy Tab S10 FE. Todos os 24 selecionados receberão troféus personalizados com seu nome e fotografia como forma de reconhecimento.
“Mais do que um concurso, essa ação é uma celebração do vínculo que os nossos associados mantêm com nossas origens, nossa cultura, nosso território e no relacionamento com nossa instituição. É uma forma de eternizar a beleza da região onde atuamos sob o olhar de quem faz parte dela”, afirma Jaine Suassuna, Assessora de Comunicação e Marketing da Central Sicredi Nordeste.
A divulgação do resultado ocorrerá no dia 30 de julho, com transmissão online pelo hotsite oficial do concurso. Os vencedores serão comunicados pelo Sicredi em até cinco dias úteis após o anúncio. Já a entrega dos prêmios será feita diretamente nas agências de relacionamento dos contemplados, em até 30 dias.
Esta é a 19ª edição do concurso “Nossos Retratos” e ao longo dos anos, a iniciativa reuniu milhares de fotos que traduzem, com sensibilidade e identidade, os cenários cotidianos das comunidades locais.
“A cada edição, o concurso reafirma o nosso compromisso com nossos associados. Esse é um dos nossos diferenciais. Enquanto instituição financeira cooperativa, além de dispor de produtos e serviços conforme a necessidade dos nossos associados, mantemos o relacionamento próximo, valorizando a cultura, a memória afetiva e, principalmente, as pessoas que fazem parte do nosso negócio”, conclui Suassuna.
💰 O que é oferecido:
Premiação: 1º lugar: iPhone 16 Pro Max + troféu; 2º lugar: Notebook Dell + troféu; 3º lugar: Tablet Samsung + troféu;
4º ao 24º: Troféu personalizado
🌐 Quem pode participar:
Associados maiores de 18 anos das cooperativas Sicredi do Nordeste, descritas no regulamento.
⏳ Inscrições: até o dia 11 de julho de 2025
Resultado: 30 de julho de 2025
- Nenhum
Em uma importante conquista para o cooperativismo brasileiro, a Comissão de Cultura Comissão de Cultura (CCULT) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) 357/2025, que reconhece o cooperativismo como manifestação da cultura nacional. A proposta, de autoria do deputado Arnaldo Jardim (SP), presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), é uma das prioridades do Sistema OCB em celebração ao Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2025, e representa um marco no reconhecimento do papel transformador do movimento cooperativista na sociedade.
O deputado Arnaldo Jardim celebrou a aprovação. “O cooperativismo é mais do que uma forma de organização econômica, ele reflete valores profundos da nossa cultura nacional, como coletividade, democracia e justiça social. Por meio da autogestão, da participação coletiva e do compromisso com o desenvolvimento sustentável, as cooperativas promovem inclusão social e preservação ambiental. Neste Ano Internacional das Cooperativas, é especialmente simbólico a aprovação desse projeto de lei, que reconhece o cooperativismo como uma verdadeira manifestação da cultura brasileira.”
O projeto destaca o cooperativismo como um conjunto de práticas, valores e tradições que expressam a identidade de milhares de comunidades espalhadas pelo país. A iniciativa é estratégica para fortalecer a imagem do setor e ampliar sua presença nas políticas públicas de cultura, educação e desenvolvimento comunitário.
O parecer aprovado na Comissão de Cultura (CCULT) foi relatado pela deputada Lídice da Mata (BA) e construído com apoio técnico do Sistema OCB. Nele, a parlamentar ressalta que o cooperativismo vai além de um modelo econômico. “Trata-se de uma forma de organização social que estimula a cooperação, o pertencimento e o protagonismo comunitário, com impactos positivos nos mais diversos territórios e setores”, descreve.
Ainda segundo a parlamentar, “o cooperativismo não apenas contribui para o desenvolvimento, mas também fortalece os laços sociais e culturais nas comunidades onde está inserido. Elas promovem a participação cidadã, a inclusão social e a valorização do trabalho coletivo, aspectos intrínsecos à cultura brasileira”.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o projeto é simbólico e essencial. “O cooperativismo está enraizado na história, nas tradições e nos modos de vida de milhões de brasileiros. Reconhecê-lo como manifestação da cultura nacional é valorizar essa contribuição única para a construção de uma sociedade mais justa, participativa e solidária”, afirmou.
A proposta segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) em caráter conclusivo, ou seja, sem necessidade de passar pelo Plenário, a não ser que haja solicitação específica para tanto. O Sistema OCB continuará acompanhando de perto a tramitação e mobilizando lideranças cooperativistas e parlamentares para garantir sua aprovação final.
Fonte: Sistema OCB
- Nenhum
A iniciativa tem como objetivo proporcionar aos alunos uma experiência prática nos serviços de terapias especiais da cooperativa, com foco na atuação integrada e inclusiva.
Os estudantes têm visitado, em duplas, as unidades do Espaço Multiterapias em Candelária e na Zona Norte para acompanhar os atendimentos e observar a atuação da equipe multiprofissional da Unimed Natal. A parceria foi articulada após uma visita do diretor de Recursos Próprios da cooperativa, Dr. Robinson Dias, às unidades, quando a gerente técnica de terapias especiais, Angélica Medeiros, apresentou a proposta.
“É muito bom ter esses estudantes aqui. É uma forma de ampliar o diálogo entre a formação acadêmica e a prática profissional. A Liga tem um olhar atento à inclusão e à acessibilidade, e a presença de alunos com deficiência nos ajuda também a refletir e aprimorar continuamente nosso trabalho”, destaca Angélica.
Estudante de Fonoaudiologia e integrante da Liga, Vitória Oliveira celebrou a oportunidade. “Foi uma experiência incrível. Não ficamos restritos aos atendimentos de Fonoaudiologia, mas também acompanhamos sessões de Terapia Ocupacional, Psicologia e Psicomotricidade. Na nossa rotina acadêmica, costumamos focar apenas na nossa área, e essa vivência ampliou muito minha observação para a atuação em equipe”, comentou.
Vice-presidente da Liga, a também estudante de Fonoaudiologia, Rebeca Pessoa destacou a importância da prática em um ambiente fora da clínica-escola. “Mesmo com a deficiência visual, pude perceber como os profissionais se articulam e como o espaço é estruturado para acolher os pacientes. Estar na Unimed Natal foi uma oportunidade ímpar, que trouxe uma nova perspectiva para minha trajetória profissional. Acreditamos que essa parceria pode abrir muitas portas e queremos muito voltar para contribuir ainda mais”, afirmou.
A Liga Acadêmica de Apoio Multidisciplinar das Pessoas com Deficiência (LAAMPCD) é composta por alunos dos cursos de Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem, Fonoaudiologia e Engenharia Biomédica. O grupo realiza encontros científicos e atua promovendo debates e ações que contribuam para a formação de profissionais mais sensíveis e preparados para o cuidado integral da pessoa com deficiência.
- Nenhum
Evento reúne lideranças de oito países e destaca práticas inovadoras e inclusivas no setor turístico
Entre os dias 17 e 19 de junho, Natal sedia a segunda edição regional da Conferência Green Destinations Latinoamérica, um dos principais encontros internacionais sobre turismo sustentável. Realizado pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac RN, em parceria com o Instituto DEL e a organização Green Destinations, o evento reúne lideranças de oito países, representantes do Governo Federal e de diversas instituições comprometidas com o fortalecimento de práticas sustentáveis no setor.
Com mais de 200 participantes presenciais, a conferência promove uma agenda intensa de palestras, painéis temáticos, workshops e visitas técnicas, permitindo uma rica troca de experiências entre especialistas, empresários, gestores públicos e organizações da sociedade civil. O evento também está sendo transmitido ao vivo, com inscrições gratuitas disponíveis para participação virtual.
Cooperativismo potiguar em destaque
Representando o cooperativismo potiguar, participam da conferência três cooperativas ligadas ao setor de artesanato e turismo:
-
Cooperativa de Produção Artesanal do Seridó (COASE)
-
Cooperativa de Mulheres Empreendedoras e Artesãs de Mossoró e Região Oeste Potiguar (Coomea)
-
Cooperativa de Trabalho dos Profissionais e Promoção do Turismo do Rio Grande do Norte (Proturismo/RN)
A presença dessas cooperativas reforça o compromisso do Sistema OCERN com o fortalecimento do cooperativismo como ferramenta de transformação social, valorização da cultura local e promoção do turismo responsável e regenerativo.
“A participação das nossas cooperativas neste evento internacional é uma oportunidade de dar visibilidade às boas práticas que já vêm sendo desenvolvidas no estado e, ao mesmo tempo, buscar inspiração em experiências bem-sucedidas de outros destinos sustentáveis ao redor do mundo”, destaca Eduardo Gatto, presidente do Sistema OCERN.
Uma agenda de impacto global
A Conferência Green Destinations Latinoamérica 2025 tem como objetivo central fortalecer o papel de gestores públicos e líderes empresariais da América Latina na construção de um turismo mais responsável, inclusivo e sustentável. Os temas debatidos envolvem desde inovação e conservação ambiental até o protagonismo feminino e os desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Entre os destaques da programação estão painéis como:
-
Ferramentas para o Desenvolvimento Sustentável
-
Protagonismo Feminino no Turismo: Da Tradição à Inovação
-
Turismo em Tempos de Emergência Climática
-
Do Local ao Global: Histórias que Inspiram
-
Turismo e Conservação
-
Inovação, Sustentabilidade e o Turismo
Parcerias e apoio
A abertura oficial contou com a presença da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reforçando o compromisso institucional com a pauta da sustentabilidade no turismo.
O evento conta com apoio institucional e patrocínio do Sebrae, FACISC, BBW Turismo, Embratur, Cooperação Alemã (GIZ), Banco do Nordeste, Bancorbrás e o Movimento Preserve Pipa.
A primeira edição da conferência latino-americana ocorreu em 2023, em Bombinhas (SC), e teve grande repercussão internacional. A edição de 2025, em Natal, consolida a capital potiguar como referência no debate sobre turismo sustentável na América Latina — e reafirma o papel das cooperativas como protagonistas dessa transformação.
- Nenhum
A Casa do Cooperativismo Potiguar foi palco de um importante momento de articulação política em prol do cooperativismo. O Sistema OCERN promoveu um encontro entre dirigentes e representantes de cooperativas e assessores parlamentares dos mandatos do deputado estadual Ubaldo Fernandes e do deputado federal General Girão.
A iniciativa teve como principal objetivo aproximar os mandatos parlamentares das cooperativas potiguares, criando um espaço de diálogo para a apresentação de demandas, sugestões e propostas que contribuam para o fortalecimento do setor cooperativista no Rio Grande do Norte.
Durante a reunião, foram discutidos temas relevantes relacionados aos desafios enfrentados pelas cooperativas nos diferentes ramos de atuação, bem como possíveis caminhos para ampliar o apoio institucional às ações que promovem o desenvolvimento econômico e social por meio do cooperativismo.
Estiveram presentes representantes de cooperativas dos ramos Agropecuário, Consumo, Saúde, Trabalho, Produção de Bens e Serviços, e Transporte, demonstrando a diversidade e a força do cooperativismo no estado. Participaram do encontro as cooperativas Coopa, Coafs, Coopresul, Coopterra, Cooproaçu, Coopsant, Cooppratca, Coopriacho, Cooplacana, Coapafama, Coopaf-RN, Coompa, Coopex, Multicoop, Coopbens, Saúdecoop e Cooern.
O presidente do Sistema OCERN, Eduardo Gatto, destacou a importância do encontro como um passo estratégico para o alinhamento de pautas prioritárias do setor. “A aproximação com os mandatos é essencial para que as cooperativas tenham voz ativa na construção de políticas públicas que atendam às suas realidades. Estamos trabalhando para consolidar essa ponte entre o cooperativismo e o poder legislativo”, afirmou.
O Sistema OCERN segue comprometido com a promoção de ações que fortaleçam o diálogo institucional e contribuam para a valorização do modelo cooperativista como instrumento de transformação e desenvolvimento sustentável para o Rio Grande do Norte.
- Nenhum
Mais de 700 comunicadores de cooperativas de todo o Brasil estiveram reunidos em Brasília para uma verdadeira imersão nas principais tendências, estratégias e inovações da comunicação cooperativista. A programação foi promovida pelo @sistemaocb, com foco no fortalecimento das práticas de comunicação como ferramenta estratégica para o cooperativismo.
O evento contou com a presença de representantes de todo o país — e o Rio Grande do Norte marcou presença com força total! O estado foi representado por comunicadores de dez cooperativas potiguares, que participaram ativamente das plenárias, trilhas e laboratórios oferecidos ao longo da programação.
São elas:
🔹 @unimednatal
🔹 @coopern.enfermagem
🔹 @coopmedrn
🔹 @coopanestrn
🔹 @sicrediriograndedonorte
🔹 @sicoobpotiguar
🔹 @natalcoop_entregas
🔹 @multicoopbr
🔹 @cooperativacultural
🔹 @coopedurn
Durante três dias, os participantes tiveram acesso a uma programação intensa e diversificada, que uniu teoria e prática com o objetivo de transformar a forma como as cooperativas se comunicam com seus públicos. O evento foi voltado para profissionais da comunicação e marketing de cooperativas que buscam inovação, inspiração e resultados mais eficazes em suas estratégias de atuação.
A programação incluiu palestras, painéis e laboratórios práticos, conduzidos por profissionais reconhecidos nacionalmente, com experiências e cases aplicados ao contexto cooperativista. Entre os principais temas abordados estiveram:
-
o papel da comunicação na geração de valor;
-
a construção de marcas fortes e conectadas;
-
a personalização de mensagens para públicos estratégicos;
-
o uso de ferramentas digitais para potencializar o impacto das ações de comunicação.
As atividades também foram organizadas em trilhas temáticas, que exploraram desde aspectos técnicos, como inteligência artificial e análise de dados, até estratégias mais amplas voltadas à gestão da marca, reputação institucional, relacionamento com o cooperado e engajamento nas redes sociais.
Os temas das trilhas foram:
🔹 Planejamento e Dados
🔹 Branding
🔹 Comunicação Institucional
🔹 Marketing
A participação potiguar reforça o compromisso das cooperativas do Rio Grande do Norte com a inovação na comunicação e com o fortalecimento da imagem do cooperativismo junto à sociedade. Uma experiência enriquecedora que reforça o papel estratégico da comunicação no fortalecimento do cooperativismo!
- Nenhum
Conteúdo gratuito, 100% on-line e com certificação atende objetivos da Semana de Competitividade
A comunicação eficiente é uma aliada fundamental para o crescimento e fortalecimento do cooperativismo. Pensando nisso, a CapacitaCoop, plataforma de ensino a distância do Sistema OCB, por meio do Sescoop Nacional, lançou oficialmente durante a Semana da Competitividade 2025 a trilha de aprendizagem Comunicação e Marketing no Cooperativismo, voltada especialmente para quem atua com comunicação nas cooperativas de todo o país.
Para os participantes do evento, uma ativação especial também foi preparada. Em uma sequência de telas, foi possível verificar partes do conteúdo e acessar informações detalhadas sobre como se inscrever e concluir as etapas para garantir a certificação final.
Com uma carga horária total de 36 horas, a trilha oferece conteúdos atualizados, práticos e alinhados aos princípios cooperativistas. O percurso formativo é gratuito, 100% on-line, e pode ser concluído em até 60 dias. Ao final de cada curso, os participantes que alcançarem pelo menos 70% de aproveitamento nas avaliações recebem certificado digital.
A trilha reúne oito cursos que abordam desde os fundamentos do marketing até temas estratégicos como gestão de marcas, análise de mercado e comunicação em momentos de crise. São eles:
- Fundamentos de Marketing para Cooperativas (4h)
- Comunicação Assertiva (2h)
- Escrita Criativa (2h)
- Branding Básico (2h)
- Gestão de Marcas (6h)
- Análise de Mercado (6h)
- OKR - Objetivos e resultados-chave (4h)
- Comunicação na Gestão de Crises em Cooperativas (10h)
A proposta é desenvolver habilidades para utilizar a comunicação de forma assertiva com cooperados, colaboradores, parceiros e com a sociedade, além de apoiar a construção de marcas mais fortes e bem-posicionadas no mercado.
Para quem é a trilha?
O conteúdo é indicado para comunicadores, profissionais de marketing e demais interessados em aprimorar suas práticas dentro do contexto cooperativista. Basta ter acesso à internet e estar cadastrado na plataforma CapacitaCoop para iniciar a jornada de aprendizado.
Com uma linguagem acessível, flexibilidade de horários e foco em desafios reais da comunicação cooperativa, a trilha Comunicação e Marketing no Cooperativismo é mais uma ferramenta estratégica oferecida pelo Sistema OCB para apoiar o desenvolvimento das cooperativas em todo o Brasil.
Fortaleça a comunicação da sua cooperativa. Acesse agora mesmo a trilha no CapacitaCoop e comece a aprender!