Featured

Cooperativas potiguares estarão presentes na 40ª edição da Famuse, em Caicó

  • Artigo Secundário 1

A 40ª edição da Famuse – Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó promete movimentar a cultura e a economia regional entre os dias 23 e 27 de julho, na cidade de Caicó/RN. Em 2025, o evento será realizado, pela primeira vez, no Largo do Mercado Público Municipal, localizado na Praça Dix-Sept Rosado, um espaço estratégico, amplo e conectado a outros polos tradicionais de comercialização do artesanato local, como a Casa do Artesão do Seridó e a feira “Caicó Mostra Caicó”.

Com mais de 80 estandes confirmados, a Famuse celebra a força do fazer manual e da identidade cultural seridoense, consolidando-se como uma das mais importantes feiras de economia criativa do Rio Grande do Norte. Neste contexto, o cooperativismo potiguar marca presença e reforça seu papel como motor de desenvolvimento sustentável, inclusão produtiva e valorização da cultura local.

Estão confirmadas na edição deste ano as cooperativas: COBARTS (Cooperativa das Bordadeiras e Artesãos do Seridó), COMART (Cooperativa das Mãos Artesanais de Timbaúba dos Batistas), COASE (Cooperativa de Produção Artesanal do Seridó), COOPERCRUTAC (Cooperativa de Produção Artesanal do Crutac), COAFS (Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares do Seridó), CAPESA (Cooperativa Agropecuária do Seridó) e COMFA (Cooperativa Mista da Agricultura Familiar de Acari e Adjacências).

A participação das cooperativas na Famuse representa não apenas uma vitrine para os produtos artesanais e da agricultura familiar, mas também um espaço estratégico para fortalecimento das redes de comercialização, geração de renda e troca de experiências entre cooperados e visitantes. Os estandes apresentarão peças em bordado, arte sacra, utilitários em madeira, produtos alimentícios, arte em tecido e itens inspirados nas raízes culturais da região do Seridó.

Para o presidente do Sistema OCERN, Eduardo Gatto, o protagonismo das cooperativas na Famuse demonstra o potencial transformador do cooperativismo para os territórios. “O cooperativismo alia tradição, inovação e desenvolvimento local. É muito significativo ver cooperativas de diferentes municípios potiguares ocupando esse espaço de destaque, mostrando que a união entre produção artesanal e organização solidária gera oportunidades e fortalece a identidade cultural do nosso estado”, afirmou.

A Famuse integra a programação da tradicional Festa de Sant’Ana de Caicó, reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil. Com grande fluxo de turistas e visitantes, a feira se transforma em um dos principais palcos de valorização do artesanato, da agricultura familiar e do cooperativismo potiguar.

Conteúdos Relacionados