Featured

Sistema OCERN participa do II Encontro Estadual de Catadores e Catadoras

  • Artigo Secundário 2

O auditório do IDEMA, em Natal/RN, foi palco de um importante marco para a política ambiental e social do estado: a realização do II Encontro Estadual de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, Reciclagem e Coleta Seletiva Solidária. O evento reuniu catadores e catadoras de todas as regiões do Rio Grande do Norte, além de representantes de entidades públicas, privadas, acadêmicas e da sociedade civil organizada.

Com o objetivo de promover o fortalecimento da coleta seletiva solidária, ampliar a inclusão produtiva e debater políticas públicas voltadas à valorização do trabalho dos catadores e catadoras, o encontro contou com painéis temáticos, mesas de debate, troca de experiências e homenagens. Um dos destaques da programação foi a formalização da adesão do Governo do Estado ao Programa Pró-Catador, com a assinatura da governadora Fátima Bezerra, ao lado do Secretário-Executivo do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis da Secretaria-Geral da Presidência da República, Ary Morais.

O Sistema OCERN, parceiro institucional do evento, marcou presença com um estande montado no local, onde uma equipe técnica realizou ações de promoção, divulgação e esclarecimento sobre o cooperativismo e o trabalho desenvolvido pela instituição em apoio às cooperativas potiguares. A participação ativa da OCERN reforça o compromisso do sistema cooperativista com a inclusão produtiva, a sustentabilidade e a valorização dos catadores e catadoras. WhatsApp Image 2025 07 15 at 16.59.22 1

O presidente do Sistema OCERN, Eduardo Gatto, também participou da mesa redonda "Ações em Desenvolvimento em Apoio às Entidades de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis", destacando como o cooperativismo pode ser uma ferramenta estratégica para a estruturação e organização do trabalho desses profissionais. Em sua fala, Gatto ressaltou que "a experiência cooperativista oferece um modelo sustentável e democrático de organização do trabalho, promovendo autonomia, geração de renda e inclusão social".

Criado pelo Governo Federal, o Programa Pró-Catador é uma iniciativa interministerial que visa articular e integrar ações para apoiar e promover a inclusão social e econômica dos catadores de materiais recicláveis. O programa oferece suporte técnico, acesso a linhas de crédito, incentivo à formalização de cooperativas e associações, e o fortalecimento das políticas de resíduos sólidos com viés de inclusão e sustentabilidade.

Além do Governo Estadual, os consórcios intermunicipais CIMOP (Alto Oeste), CIM Seridó, CIM Potiguar (Agreste) e CISIM (Assu) também aderiram formalmente ao programa, abrangendo mais de 100 municípios potiguares — cerca de 62% do território estadual.

Durante a cerimônia de abertura, também foi assinada uma portaria que cria o Comitê de Acompanhamento da Coleta Seletiva Solidária no âmbito da administração pública estadual, conforme determina a Lei nº 10.077/2016. Outro avanço importante foi o lançamento do edital de chamamento público para a execução da coleta seletiva no Centro Administrativo do Governo do RN, fortalecendo o compromisso com uma gestão ambientalmente responsável e socialmente inclusiva.

O evento também homenageou nove mulheres catadoras, destacando suas trajetórias e lutas no processo de organização e fortalecimento do setor.

O II Encontro reafirma a importância da atuação coletiva, da organização solidária e da construção de políticas públicas voltadas à sustentabilidade, à dignidade do trabalho e à cidadania plena — valores que se conectam diretamente com a missão do cooperativismo e do Sistema OCERN.

Conteúdos Relacionados