Polo de Ensino da Faculdade Unimed é inaugurado no Rio Grande do Norte

Polo de Ensino da Faculdade Unimed é inaugurado no Rio Grande do Norte

Na noite desta quinta-feira (18), a Unimed Natal reuniu dirigentes, cooperados, colaboradores e parceiros para a inauguração do polo da Faculdade Unimed na capital potiguar. A inauguração aconteceu no Teatro Riachuello e contou com a presença do Presidente do Sistema OCERN, Eduardo Gatto. “A inauguração da Faculdade Unimed em Natal é mais um dos frutos do nosso compromisso em ser para a nossa cidade um pilar econômico que contribui e participa ativamente nos principais segmentos socioeconômicos. Já somos a empresa que mais investe na cultura local com nosso edital anual; no Esporte, patrocinamos os dois maiores times do futebol do estado; e agora, também estamos na Educação, ampliando as oportunidades de capacitação profissional na área da Saúde, em uma iniciativa que, a médio prazo, qualifica profissionais e possibilita a ampliação da geração emprego e renda”, destaca o diretor-presidente da Unimed Natal, Dr. Fernando Pinto. A unidade de negócio funcionará na Casa do Cooperado, localizada na Rua Mipibu, 521 – Petrópolis, com oferta de cursos de MBA, pós-graduação e aperfeiçoamento nas modalidades online e presencial. A Unimed Natal oferecerá duas turmas de cursos para seus cooperados e colaboradores, marcando o início das atividades do Polo da Faculdade Unimed na capital potiguar. O início das aulas está previsto para setembro de 2024 Neste primeiro momento, são mais de 20 cursos disponíveis para matrícula. Entre eles, títulos como os de Estratégias Digitais e Inovação em Saúde, Medicina Intensiva, Perícia Médica, Gestão e Planejamento Financeiro para Profissionais e Clínicas de Saúde, Auditoria em Saúde, Cuidados Paliativos, Engenharia Clínica, ESG e Sustentabilidade, Nutrologia, MBA em Gestão Hospitalar e outros. Durante a cerimônia de inauguração, o presidente do Sistema OCERN realizou a entrega do selo SomosCoop Excelência em gestão, conferido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que certifica o compromisso com a busca pela excelência na gestão e evidencia o nível de desempenho atingido. Houve, ainda, a cerimonia de entrega dos certificados à primeira turma de MBA em Gestão de Negócios em Saúde, realizado pela Faculdade Unimed em parceria com o Sistema OCERN. Faculdade Unimed
Criada em 1995, a Fundação Unimed já formou mais de 150 mil pessoas, em todo território nacional, nas áreas de gestão, saúde e cooperativismo, entre turmas de pós-graduação, curta-duração, aperfeiçoamento, educação à distância e assessorias de gestão.

A Faculdade Unimed é uma instituição credenciada pelo Ministério da Educação a oferecer cursos na modalidade Presencial (Portaria MEC n° 909 de 17 de agosto de 2016) e de Educação a Distância (Portaria MEC n° 370 de 23 de abril de 2018).

Desde 2013, a instituição possui a certificação internacional de padronização ISO 9001, que garante o uso de metodologias de gestão das melhores práticas em qualidade, projetos, planejamento e estratégias. Interessados em conhecer o portfólio da Faculdade Unimed podem acessar o site https://www.faculdadeunimed.edu.br/a-instituicao.

A Unimed Natal oferecerá duas turmas de cursos para seus cooperados e colaboradores, marcando o início das atividades do Polo da Faculdade Unimed na capital potiguar. O início das aulas está previsto para setembro de 2024.
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Vem aí o Encontro de Cooperativas e Associações do Segmento Artesanal do RN

Vem aí o Encontro de Cooperativas e Associações do Segmento Artesanal do RN

No próximo dia 25 de julho, terá início o Encontro de Cooperativas e Associações do Segmento Artesanal do RN, uma iniciativa da Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil (CNARTS), com apoio da Federação Norteriograndense dos Artesãos, Sistema OCERN, Sebrae RN, Sistema Fecomércio, Sesi e Cooperativa Proturismo RN. O encontro acontecerá em três polos no Rio Grande do Norte.
  • No dia 25 de julho será realizado em Natal, no Sesc Cidade Alta.

  • No dia 26, o Encontro Será em Caicó

  • Dia 27 de julho em Mossoró.

O horário de abertura é o mesmo para os três dias: 8h30. O destaque nos três dias será a palestra magna "Fortalecimento dos Artesãos: A Importância das Organizações Profissionais na Representação e Defesa do Setor", ministrada pela consultora em planejamento estratégico e em políticas públicas para o artesanato brasileiro, Maria Dorotea Naddeo, seguida de um espaço para perguntas e dúvidas.   Sobre a CNARTS: A Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil (CNARTS) foi criada para representar os artesãos a nível nacional, com o objetivo de garantir o reconhecimento legal do artesanato como uma atividade econômica e assegurar direitos profissionais aos artesãos. Fundada com a participação de federações estaduais de diversos estados, a CNARTS tem se empenhado na regulamentação da profissão, na inclusão dos artesãos no sistema previdenciário e na formalização de federações estaduais. A CNARTS também desempenhou um papel crucial na sanção da Lei 13.180/2015, que regulamenta a profissão de artesão, e está envolvida na implementação do Cadastro Nacional do Artesão.
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Cooperativismo na Reforma Tributária: mais uma vitória

Cooperativismo na Reforma Tributária: mais uma vitória

O cooperativismo a Reforma Tributária avançou mais um passo. Após um incanável esforço dos representantes do Sistema, o texto da regulamentação contempla a maior parte dos pleitos defendidos pelo Sistema OCB. O resultad foi a aprovção do (PLP 68/2024 pelo Plenário da Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira (10). Foram 336 votos favoráveis e 142 contrários ao relatório apresentado pelo deputado Reginaldo Lopes (MG). O trabalho da OCB é intenso. Para se ter uma ideia, as rodadas de debate e negociações com líderes partidários ocuparam boa parte das ações. Inclusive com parlamentares do GT da Reforma Tributária, além de autoridades do Poder Executivo e entidades representativas do setor produtivo. Isso tudo para garantir conquistas importantes para o cooperativismo dentro do texto, como por exemplo a definição de hipóteses de redução de alíquota nas operações entre cooperativa e cooperado, a preservação da não cumulatividade entre singulares e centrais;a não incidência tributária sobre o beneficiamento realizado pela cooperativa; e a dedução de 50% do repasse a médicos cooperados. A OCB não esteve sozinha. Da mesma forma, a mobilização também contou com a participação de representantes das Organizações Estaduais (OCEs) e de cooperativas de todo o país. “O resultado é fruto de um trabalho intenso, coletivo e de muita união. Agradecemos imensamente a todos que acreditam no nosso modelo de negócios e se envolveram nesse processo, e especialmente aos deputados da Frencoop que estiveram junto conosco na linha de frente nas negociações e diálogos ao longo dessa jornada”, descreveu Tania.

Defesa do cooperativismo na Reforma tributária

Presidente da Frencoop, o deputado Arnaldo Jardim (SP) reiterou a importância do cooperativismo para o Brasil. “Em um cenário onde a desigualdade social e econômica ainda são um desafio premente, o cooperativismo se apresenta como uma alternativa sólida e eficaz para promover a justiça social. Sua capacidade de gerar renda e emprego de forma democrática e sustentável é um patrimônio que não podemos nos dar ao luxo de perder”. O deputado Pedro Lupion (PR), membro da diretoria da Frencoop, ressaltou a importância de um texto que respeite as especificidades do cooperativismo. “O Brasil precisa, mais do que nunca, do cooperativismo para construir um futuro mais próspero e inclusivo”. O deputado Sérgio Souza (PR), vice-presidente da Frencoop, comemorou os avanços no texto aprovado. “Conseguimos incluir pontos fundamentais para as cooperativas e cooperados”. A deputada Marussa Boldrin (GO), autora de diversas emendas apresentadas em prol do cooperativismo, também celebrou. “Esses avanços darão garantia de subsistência para esse importante modelo de negócios que gera renda, desenvolvimento econômico e inclusão social para milhares de brasileiros. Especialmente no meu estado, garante segurança jurídica para o produtor rural cooperado que terá albergado o seu direito, não gerando duplicidade da carga tributária”.

Cooperativas de saúde

A demanda das cooperativas de saúde, no entanto, continuará sendo objeto de atuação do Sistema OCB para que seja atendida integralmente. “Estamos felizes pelas conquistas que asseguramos, mas nosso trabalho permanece. A demanda das cooperativas de saúde é crucial para a manutenção de sua viabilidade econômica. São milhares de brasileiros beneficiados que podem ser prejudicados e, por isso, não iremos descansar enquanto não conseguirmos mudar essa situação”, afirmou a superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella. O Parágrafo 3º do Artigo 229 do substitutivo determina que as cooperativas de saúde não terão direito as deduções integrais dos custos assistenciais decorrentes de honorários médicos dos cooperados, exclusões estas comuns às demais sociedades com a mesma atividade econômica. Certamente, esse impedimento impacta de forma negativa na competitividade das operadoras cooperativas. De acordo com o deputado Vitor Lippi (SP), membro da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), a carga tributária imposta às cooperativas de saúde é injustificável. “Ameaça o funcionamento e o acesso a serviços de saúde em regiões carentes onde setores público e privado muitas vezes não chegam. Trata-se de um ponto prioritário que precisa ser revisto e vamos trabalhar proteger essa atividade econômica e social tão relevante para o Brasil”, destacou.
Entrega de alimentos e fraldas marcam o Dia C da Sicredi RN

Entrega de alimentos e fraldas marcam o Dia C da Sicredi RN

A Sicredi Rio Grande do Norte arrecadou cerca de 2 toneladas de alimentos e mais de 8 mil fraldas geriátricas em dez cidades onde a cooperativa de crédito tem agências. A ação faz parte do Movimento de Voluntariado Dia de Cooperar da Sicredi, envolvendo colaboradores e associados em iniciativas que beneficiam as comunidades locais. As atividades vão desde campanhas de arrecadação de alimentos e brinquedos até eventos comunitários que promovem a integração social e os valores cooperativos. No  sábado, dia 20, a cooperativa realizou entrega de alimentos não perecíveis e fraldas geriátricas aos Abrigos Monsenhor Paulo Herôncio (Currais Novos), Neta dos Idosos (Apodi), Dispensário Professor Pedro Gurgel (Caicó) e Associação Beneficente Irmã Lindalva (Assú). Na sexta-feira, dia 26, às 7h30, será a vez da APAE de Pau dos Ferros receber as doações. No sábado, dia 27, às 9 horas, serão entregues ao Abrigo Idoso Pedro Firmino Bezerra (Goianinha), a Casa de Repouso Amor ao Idoso (São Gonçalo do Amarante), ao Centro Dia Nosso Lar (Parnamirim), ao Instituto Amantino Câmara (Mossoró) e ao Lar do Ancião Evangélico (Natal).
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Sicredi RN entrega alimentos e fraldas para entidades beneficentes

Sicredi RN entrega alimentos e fraldas para entidades beneficentes

A Sicredi Rio Grande do Norte arrecadou cerca de 2 toneladas de alimentos e mais de 8 mil fraldas geriátricas em 10 cidades onde a cooperativa de crédito tem agências. Na sexta-feira (26), as doações foram feitas à APAE de Pau dos Ferros. E no último sábado, dia 20, as doações foram entregues aos Abrigos Monsenhor Paulo Herôncio (Currais Novos), Neta dos Idosos (Apodi), Dispensário Professor Pedro Gurgel (Caicó) e Associação Beneficente Irmã Lindalva (Assú). Neste sábado (27), a coop realizou entregas ao Lar do Ancião Evangélico, em Natal, ao Abrigo Idoso Pedro Firmino Bezerra (Goianinha), Casa de Repouso Amor ao Idoso (São Gonçalo do Amarante), Centro Dia Nosso Lar (Parnamirim), e Instituto Amantino Câmara (Mossoró). A ação faz parte do Movimento de Voluntariado Dia de Cooperar da Sicredi, envolvendo colaboradores e associados em iniciativas que beneficiam as comunidades locais. As atividades vão desde campanhas de arrecadação de alimentos e brinquedos até eventos comunitários que promovem a integração social e os valores cooperativos. Há 31 anos, a Sicredi leva trabalho, renda e crédito a todas as regiões do estado. Com mais de 20 mil associados e presente em dez municípios polos, é uma referência no cooperativismo de crédito, oferecendo soluções financeiras diferenciadas e impulsionando o desenvolvimento das comunidades.
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Confira os cursos que podem ser pontuados no PEPC do sistema CFC

Confira os cursos que podem ser pontuados no PEPC do sistema CFC

Nós temos uma informação muito importante para compartilhar com você. Talvez, você ainda não saiba, mas profissionais de contabilidade precisam cumprir 40 pontos de qualificação profissional, anualmente, junto ao Conselho Federal de Contabilidade – CFC.  A Capacitacoop como Instituição Capacitadora, credenciada, desenvolveu cursos da área contábil que podem ser pontuados no Programa de Educação Profissional Continuada – PEPC, do CFC.  Confira quais são e a pontuação para cada um deles:

CURSOS CREDENCIADOS

HORAS

PONTOS

Governança Cooperativa - Princípios e Boas Práticas

4

4

Tributação de Cooperativas para Dirigentes

12

12

Tributação de Cooperativas para Contadores

14

14

Contabilidade de Cooperativas para Dirigentes

14

14

Contabilidade de Cooperativas para Contadores

14

14

Finanças e Contabilidade para Tomada de Decisão 

14

14

Encerramento de Balanços Aplicado às Cooperativas

7

7

  Se você é um profissional da área contábil, vai se beneficiar deste conhecimento fácil, acessível e relevante para o seu dia a dia, além de pontuar no PEPC. Agora, se este não é o seu caso, compartilhe essa informação valiosa com o contador da sua instituição. Matricule-se
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Brasil chega a 23,45 milhões de cooperados

Brasil chega a 23,45 milhões de cooperados

A relevância socioeconômica do modelo de negócios cooperativista continua crescendo e se torna cada vez mais representativa. O Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2024, divulgado nesta quarta-feira (31) pelo Sistema OCB, aponta que o país já soma 23,45 milhões de cooperados, o que equivale a 11,55% da população, com base no último censo do IBGE. O número é 14,5% superior ao registrado em 2023, quando o total de cooperados atingiu 20,5 milhões de brasileiros. Além disso, o movimento engloba 23% da população ocupada, emprega 550.611 profissionais e sua movimentação financeira alcançou R$ 692 bilhões. “Estamos muito felizes com os resultados deste último levantamento. Eles demonstram que estamos cada vez mais próximos dos números da meta BRC 1 TRI de prosperidade. Além disso, os resultados apontados no AnuárioCoop nos ajudam a aprimorar nossa atuação na representação institucional do cooperativismo e a dar a visibilidade que ele merece para envolver ainda mais pessoas nesse ciclo virtuoso”, afirmou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. São 4.509 cooperativas no total, sendo que a maior concentração está no Ramo Agropecuário, que soma 1.179 coops, seguido pelos ramos Transporte (790); Saúde (702); Crédito (700); Trabalho; Produção de Bens e Serviços (641); Infraestrutura (276); e Consumo (221). O modelo de negócios está presente em 1.398 municípios brasileiros. A região Sudeste conta com o maior número de cooperativas (1.605), enquanto a Nordeste aparece em segundo (856) e a Sul em terceiro (825). As regiões Centro-Oeste e Norte abrigam 619 e 504 coops respetivamente. A distribuição por gênero dos cooperados se manteve estável em 2023. A participação feminina permanece em 41% contra 59% dos homens. Os principais ramos em que elas atuam continuam sendo Consumo (45%), Crédito (43%), Saúde (46%) e Trabalho, Produção de Bens e Serviços (55%). Já o número de empregos gerados pelas cooperativas saltou para 550.611 em 2023, um aumento de 5% em relação ao ano anterior quando o quantitativo ficou em 524.322. Enquanto o Brasil registrou redução de 27,52% no saldo de empregos formais no período entre 2022 e 2023, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o cooperativismo apresentou resultado positivo no mesmo período. Na distribuição por gênero, por sua vez, o número de mulheres empregadas atingiu 52% do total, índice que era de 49% em 2021. Os ramos que mais congregam profissionais femininas são Consumo (57%), Crédito (60%), Saúde (75%) e Trabalho, Produção de Bens e Serviços (56%). No geral, o maior número de empregados está concentrado no Ramo Agropecuário com 257.137 trabalhadores, seguido pelos de Saúde (139.772) e Crédito (111.911). Os indicadores financeiros também evidenciam a força do movimento. Em 2023, os ativos totais do setor atingiram R$ 1,16 trilhões, um aumento de 17% comparado a 2022, quando o montante foi de R$ 999,6 bilhões. O capital social foi contabilizado em R$ 94 bilhões, com um acréscimo também de 17% em relação ao período anterior. Em ingressos, que é de fato a movimentação financeira do setor, foram R$ 692 bilhões, 6% superior a 2021. As sobras do exercício, por sua vez, atingiram R$ 38,9 bilhões.  Aos cofres públicos, o cooperativismo injetou mais de 33,9 bilhões em tributos, um aumento de 70% em relação a 2022 e outros de R$ 31,7 bilhões foram para pagamento de salários e outros benefícios concedidos aos colaboradores.  

Exportação

O Anuário 2024 traz ainda números expressivos do cooperativismo no mercado internacional. Apoiadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), as cooperativas brasileiras somaram US$ 8,3 bilhões em negócios em 2023. Com a participação, 2,5% de tudo o que foi vendido pelo Brasil ao exterior foi exportado por cooperativas, enquanto 7,1%dos embarques do agronegócio também foi feito por uma coop. No total, 96 cooperativas são apoiadas pela ApexBrasil e 81 realizaram exportações. Dentre elas, aproximadamente 75% estão localizadas nas regiões Sul e Sudeste. Os principais produtos comercializados são carnes de aves, soja triturada, café não torrado e carne suína.

Confira o vídeo:


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Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2024: inscrições até 22 de agosto

Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2024: inscrições até 22 de agosto

As inscrições para o Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2024  estão abertas! Promovida pelo Sistema OCB, a premiação ocorre sempre em anos pares e tem como objetivo destacar as boas práticas das cooperativas que proporcionam benefícios significativos aos seus cooperados e à comunidade em geral. Cada participante pode concorrer com um projeto por categoria, a fim de diversificar e aumentar a qualidade das iniciativas apresentadas. Cooperativas singulares e centrais, confederações e federações sediadas no Brasil, que estejam registradas e regularizadas no Sistema OCB podem ser inscrever para concorrer ao prêmio até o dia 22 de agosto. A data limite para regularizar a adimplência e garantir a participação é 2 de setembro. A divulgação dos finalistas será feita no dia 29 de outubro e a cerimônia com a revelação dos premiados será realizada em Brasília, no dia 3 de dezembro. O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, lembra que o SomosCoop Melhores do Ano é uma forma importante de reconhecer o papel das cooperativas para aprimorar a qualidade de vida da sociedade em suas mais diversas perspectivas. "O prêmio é uma oportunidade única de destacar as práticas que geram impactos positivos nas comunidades onde estamos presentes e inspirar outras cooperativas a seguirem esses exemplos”, afirma. Categorias Este ano, o Prêmio vem com uma novidade especial: a categoria Imprensa, que contemplará jornalistas e veículos de comunicação que divulgam o cooperativismo brasileiro em quatro subcategorias:  Jornalismo Impresso/Digital; Radiojornalismo; Telejornalismo; e Mídia Cooperativa (Assessoria de Imprensa). Nesse caso, a inscrição será feita após a indicação das Organizações Estaduais (OCES) que apontarão matérias de destaque veiculadas no período compreendido entre janeiro de 2023 e maio de 2024. Além da nova categoria, permanecem as já contempladas nos anos anteriores:
  • Comunicação Coop: contempla as cooperativas que promovem a comunicação, a cultura e a imagem do cooperativismo. Os cases envolvem campanhas de marketing; estratégias para redes sociais; ações com influenciadores e formadores de opinião; atuação junto à imprensa; realização de eventos e ações para promoção do cooperativismo; além de iniciativas vinculadas ao movimento SomosCoop;
  • Coop Cidadã: voltada para cases desenvolvidos com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU), que beneficiem a comunidade onde a cooperativa está inserida. Podem concorrer cases envolvidos com atividades culturais, esportivas, recreativas, de educação, de promoção social e consciência ambiental. Também podem ser inscritas iniciativas de acessibilidade e enfrentamento à discriminação; ações de valorização da mulher e estímulo à equidade salarial; acompanhamento de mulheres em situação de abuso; projetos voltados para jovens em situação de risco; ações voltadas às condições melhoria de trabalho dentro da cooperativa; e de capacitação digital;
  • Desenvolvimento Ambiental: direcionada a projetos de boas práticas estratégicas para o uso consciente dos recursos naturais, por meio de preservação, reciclagem ou outros projetos que foram importantes para mudar o posicionamento da cooperativa. Os cases, nesse caso, devem envolver temas como monitoramento e neutralização das emissões de gases de efeito estufa; gestão dos resíduos; redução do consumo de recursos naturais; ações de educação ambiental; utilização e/ou implementação de projetos de energia provenientes de fontes solares, biomassa e eólicas; implementação de iniciativas com foco na economia circular; monitoramento de ações contra o desmatamento; e desenvolvimento de ações para preservação da biodiversidade, entre outros;
  • Cultura Cooperativista: reconhece as cooperativas que trabalham com a promoção da cultura cooperativista entre os cooperados e os colaboradores e, assim, fortalecem a integração e o sentimento de pertencimento e satisfação, bem como os índices de fidelização. Nessa categoria, os cases devem incluir campanhas de comunicação interna; oferta de treinamentos; processos estruturados de admissão, retenção e valorização de cooperados; ações digitais e de governança para facilitar a participação dos cooperados; organização do quadro social e estruturação de núcleos e comitês; campanhas e ações educativas sobre cooperativismo para filhos de cooperados e nas escolas;
  • Inovação: atribuído a soluções inovadoras que promovem mudanças no dia a dia das cooperativas, seus processos, produtos e serviços, com resultados efetivos como novos modelos de aumento de receita; conexões em rede e parcerias; melhorias de estrutura, tecnologia e processos; inovações em produtos e serviços; atuação em novos mercados; inovações em marcas, canais e engajamento de clientes e cooperados;
  • Intercooperação: premia projetos de sucesso que comprovem parcerias efetivas entre duas ou mais cooperativas e que viabilizaram o alcance de objetivos comuns. Exemplos de cases que podem ser inscritos envolvem compra conjunta de insumos e/ou serviços; comercialização conjunta de produtos ou serviços; contratação e implantação de projetos de desenvolvimento técnico e tecnológico em parceria; troca de experiências e boas práticas de gestão; atuação conjunta em novos mercados; compartilhamento de estruturas para eficiência e redução de custos operacionais; parcerias comerciais para fornecer a grandes contratantes.
A avaliação dos projetos é feita por duas bancas distintas: a primeira por uma comissão técnica, composta por especialistas em projetos; e a segunda, por um júri, formado por representantes de entidades parceiras do cooperativismo. No caso da categoria Imprensa, a comissão julgadora será formada por profissionais de mercado com expertise em jornalismo e comunicação. Faça já a inscrição da sua cooperativa no site: https://melhores.premiosomoscoop.coop.br/ Confira o regulamento completo do Prêmio.
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Por que as cooperativas devem prestar atenção no TikTok

Por que as cooperativas devem prestar atenção no TikTok

Se você acha que o TikTok se resume a um lugar em que adolescentes estão perdendo tempo com vídeos de dancinhas, maquiagem e memes, talvez esteja na hora de você conhecer um pouco mais sobre a plataforma e descobrir como ela pode impulsionar os negócios do cooperativismo. A rede é conhecida por funcionar como porta de entrada para que os usuários mergulhem em diferentes universos até então desconhecidos, inclusive de interesses e consumo.  De acordo com uma pesquisa da Opinion Box no Brasil, 1 em cada 3 usuários já comprou algum produto que conheceu pelo TikTok. O aplicativo de compartilhamento de vídeos ostenta mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. Disponibiliza vídeos curtos, em média de 15 segundos a três minutos, com conteúdos de música, dança, dublagem, trends, humor, entre outros. A plataforma oferece amplos recursos de edição de fácil uso, impulsionando a criatividade na produção de conteúdos. O público principal são os jovens entre 16 a 24 anos, a chamada geração Z, mas a plataforma vem ampliando a faixa etária de seus usuários. Se popularizou em 2020, durante a pandemia de Covid-19, e segue crescendo. Fã de rede social, o brasileiro logo adotou a plataforma, cujo diferencial é um algoritmo poderoso que rapidamente entende os interesses e gostos do usuário para entregar conteúdo personalizado. O TikTok acumula quase 99 milhões de usuários no Brasil, crescimento de 19,9% em relação a 2023, segundo dados de janeiro de 2024 do Data Reportal. Uma das suas marcas é o apelo para a viralização: os usuários engajam em desafios, as chamadas “trends”, sátiras e imitações, estimulando uns aos outros a participarem da brincadeira. O cooperativismo e o marketing de influência Nós também estamos presente no TikTok, buscando atingir novos públicos e espalhar a palavra do coop em diferentes espaços. O destaque vai para o ramo crédito que usa a temática da educação financeira, popular na plataforma, para apresentar seus serviços, produtos e valores do cooperativismo em diferentes formatos. O sistema Sicredi vem explorando, desde 2022, novas formas de atingir o público por meio do TikTok. A conta da financeira na plataforma conta com 109 mil seguidores e mais de 1,2 milhão de curtidas no perfil - um crescimento de 54% em relação a 2023, bem superior ao crescimento registrado em outras redes, como o Instagram. O foco são os jovens, pessoas físicas, que não conhecem a marca. Ainda em 2023, a média do alcance mensal do perfil do Sicredi foi de 5,3 milhões, um aumento de 236% em relação ao ano anterior Dentro da estratégia de redes sociais, o Sicredi investe em produção de conteúdo específica para o TikTok, com linguagem e formato mais adequados à rede. “Esse crescimento foi muito alavancado pelo fato de a gente trabalhar de forma muito ativa com criadores de conteúdo. A maior parte do nosso conteúdo no TikTok são desses criadores”, aponta a Gerente de Conteúdo, Redes Sociais e Site do Sicredi, Bruna Rodriguez. A estratégia adotada pelo Sicredi na plataforma é o caminho percorrido por muitas marcas: o marketing de influência. Na prática, significa associar a marca ao conteúdo criado por influenciadores que já contam com o reconhecimento e engajamento dos usuários da plataforma.
“Se antes o foco das marcas era investir em propaganda nos canais de TV, rádios e outdoors por aí, hoje um formato muito procurado é a associação da marca com pessoas que têm poder de influência nas redes sociais, os famosos influenciadores. Isso significa contratar pessoas que tenham relevância em seus nichos e usar suas redes sociais para divulgar uma marca”, explica Vanessa Campos especialista em comunicação digital, redes sociais e marketing de influência. O Sicredi trabalha com diferentes perfis de influenciadores, e cerca de 50 creators já colaboraram com a marca - atualmente são nove ativos. Um desses perfis é o Vivenciando, focado em organização financeira para jovens. O perfil foi criado em 2021 pelos primos Fernando Bisi e Pedro Bisi. Os dois influenciadores, de 21 anos, já criaram conteúdos diversos para o sistema, desde dicas simples de poupança e investimento até como se organizar financeiramente para fazer um casamento - e assim o Sicredi aparece acompanhando o crescimento e os diferentes momentos de vida dos jovens.  
“Essa questão do contexto, da vida real, de trazer os creators para nos ajudar a fazer conteúdos que sejam feitos de pessoas para pessoas, contextualizados dentro da vida real, é onde a gente é muito bem-sucedido e garante o nosso crescimento, ano a ano”, afirma Bruna. Pedro conta que o Vivenciando surgiu como um “produto da pandemia”: o tempo extra em casa e as notícias sobre o cenário econômico em ebulição chamaram atenção dos jovens. “A gente percebeu que tinha uma fatia do mercado, que éramos nós jovens iniciando seus primeiros empregos, que não eram atendidos pelos grandes influenciadores de finanças - investir de R$ 1 mil a R$ 3 mil por mês era fora da nossa realidade. Então decidimos falar  e entender o que é melhor para esse público”, lembra Pedro, que trocou a faculdade de direito pela de economia a partir da experiência no TikTok. Hoje o perfil conta com 258 mil seguidores e acumula mais de 2 milhões de curtidas. A dupla tem muito cuidado ao se relacionar com marcas para garantir que os produtos e serviços que divulgam sejam de fato benéficos para saúde financeira do público. “A gente só quer parceiros que façam uma diferença na vida do nosso público, para melhor. A seleção dos parceiros tem que ser muito rigorosa porque estamos investindo a nossa credibilidade  e a confiança dos nossos seguidores na marca”, diz Pedro. emoram a parceria com o Sicredi, que permite levar a educação financeira a mais pessoas, de forma alinhada aos valores cooperativistas. “Antes do Sicredi, eu conhecia o cooperativismo de forma muito básica. Mas antes de assinar, fomos a fundo para entender e vimos que o Sicredi ajuda as pessoas de verdade. Para nós foi muito interessante e muito fácil se associar com esse modelo de negócio, porque é algo que a gente sempre acreditou”, acrescenta o primo Fernando Bisi . Jovens, mas nem tanto O TikTok é reconhecido por ser uma rede de jovens. Mas, embora seja o público mais presente, Vanessa destaca que o perfil vem mudando a partir da evolução da ferramenta.“O TikTok já foi uma rede social "dos jovens”, mas esse perfil de usuário está mudando junto com os novos formatos que a plataforma tem disponibilizado. Ao adotarem conteúdos mais longos e novos formatos, está atraindo pessoas de outras gerações, inclusive crescendo a base de 40+”, aponta a especialista. Outro grande player do cooperativismo financeiro, o Sicoob também colhe bons resultados na rede e já foca em outros públicos além da Geração Z. “O Sicoob visa atingir uma variedade de públicos no TikTok, incluindo jovens, empreendedores, famílias e o setor agro. Embora a rede seja amplamente reconhecida por sua popularidade entre o público jovem, a plataforma tem se tornado cada vez mais representativa para outros segmentos, alcançando uma audiência diversificada em todo o Brasil”, confirma Raquel Frois, coordenadora de Comunicação e Marketing do Sicoob.
O foco principal dos conteúdos é educação financeira, com recortes específicos para cada um dos públicos. “Desde o início, buscamos destacar o papel transformador do cooperativismo financeiro como um movimento de proximidade, seja ele com atendimento humanizado ou digital. O TikTok oferece uma oportunidade única para o Sicoob aumentar a visibilidade da marca e conquistar o interesse dos brasileiros, permitindo que mais pessoas conheçam, considerem e amem o Sicoob”, aponta Raquel. Um dos patrocinadores do Campeonato Brasileiro de Futebol, o Sicoob também usa o esporte em suas campanhas na rede, paixão nacional que dialoga com o público e cria conexão emocional. “Um dos casos recentes de sucesso do Sicoob no TikTok foi a campanha de anúncio do patrocínio do Brasileirão, com o mote "Vem pro Sicoob". A campanha incentivou os brasileiros a usarem sua criatividade para fazer jogadas inusitadas, conectando a ideia de cooperação no futebol com os valores do Sicoob. A resposta do público foi fenomenal, com mais de 34 milhões de visualizações, 2,4 milhões de likes e a hashtag #VEMPROSICOOB alcançando mais de 8 milhões de pessoas”, conta a coordenadora.
Para essas e outras campanhas, o Sicoob também usa o marketing de influência, contratando influenciadores que já contam com uma base de peso na rede. A especialista Vanessa Campos destaca a importância da co-criação: as marcas podem ter um controle da narrativa, mas devem permitir que eles tenham liberdade na sugestão de formatos, assegurando a espontaneidade. “Na parceria com influenciadores, as marcas conseguem ter um controle maior da narrativa e escolher influenciadores que estejam mais conectados com uma audiência que combine com seu público-alvo. Também pode aproveitar picos de engajamento de conteúdos virais e ter um retorno mais rápido, já que as pessoas estarão consumindo mais aquele formato ou assunto. É bem interessante também cocriar os conteúdos com o creator, mantendo a espontaneidade da linguagem dele, fugindo do modelo tradicional de publicidade. Essa naturalidade hoje é o que aumenta a conexão com o público”, recomenda a especialista.   Saiba mais: Diretrizes estratégicas orientam comunicação do coop para os próximos anos https://somoscooperativismo.coop.br/noticias-saber-cooperar/diretrizes-estrategicas-orientam-comunicacao-do-coop-para-os-proximos-anos
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LCD: nova Letra de Crédito traz oportunidades para cooperativa

LCD: nova Letra de Crédito traz oportunidades para cooperativa

A LCD – Letra de Crédito do Desenvolvimento já está valendo e pode movimentar o setor cooperativista O governo brasileiro sancionou a Lei nº 14.937, de 26 de julho de 2024, instituindo a nova modalidade de título de crédito. Assim, promete abrir novas possibilidades de financiamento e investimento para cooperativas e projetos de desenvolvimento em todo o país. O que é a Letra de Crédito do Desenvolvimento (LCD) A LCD é um título de crédito nominativo, transferível e de livre negociação. Ela representa uma promessa de pagamento em dinheiro. Somente bancos de desenvolvimento autorizados pelo Banco Central do Brasil ou pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) emitem a Letra. Assim, a LCD surge como uma nova ferramenta financeira a partir do exercício de 2024. Como as cooperativas podem se beneficiar As cooperativas poderão ter acesso a uma nova fonte de financiamento para seus projetos de desenvolvimento, uma vez que os bancos emissores de LCDs deverão direcionar esses recursos para projetos de impacto. Para pessoas físicas, os rendimentos das LCDs são isentos de Imposto de Renda. Isso pode atrair mais investidores para projetos cooperativos, aumentando o fluxo de capital para o setor. A lei permite que as LCDs sejam emitidas com garantia real, incluindo penhor ou cessão de direitos creditórios. Dessa forma, isso pode facilitar a estruturação de operações de crédito para cooperativas. Transparência: Os bancos emissores devem publicar um relatório anual de efetividade, identificando os projetos apoiados. Isso pode aumentar a visibilidade de projetos cooperativos bem-sucedidos. Prazos adequados para projetos de longo prazo: Com um prazo mínimo de 12 meses, as LCDs se alinham bem com o horizonte de planejamento de muitos projetos cooperativos. Próximos passos para as cooperativas Monitorar regulamentações: Fiquem atentos às normas que serão emitidas pelo Conselho Monetário Nacional, que definirão detalhes importantes sobre a emissão e negociação das LCDs. Planejar projetos de desenvolvimento: Comecem a estruturar projetos que possam se beneficiar desse novo instrumento de financiamento. Estabelecer parcerias: Busquem aproximação com bancos de desenvolvimento e o BNDES para entender como acessar recursos via LCDs. Capacitação financeira: Invistam na educação financeira dos membros da cooperativa para aproveitar ao máximo essa nova oportunidade. Assim, a Letra de Crédito do Desenvolvimento representa um avanço significativo no cenário de financiamento para projetos de desenvolvimento no Brasil. Para as cooperativas, essa nova ferramenta pode significar um impulso importante em suas atividades, permitindo a realização de projetos mais ambiciosos e de maior impacto socioeconômico. Fonte: BR Cooperativo
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#CliqueConsciente: coops de crédito se unem contra golpes digitais

#CliqueConsciente: coops de crédito se unem contra golpes digitais

A crescente incidência de golpes e fraudes financeiras no Brasil motivou uma iniciativa significativa entre as cooperativas de crédito. A campanha #CliqueConsciente Juntos por mais segurança digital, promovida pelo SomosCoop e pela Câmara Temática de Crédito do Sistema OCB, tem o objetivo de enfrentar o desafio com uma abordagem integrada e colaborativa. O lançamento acontece nesta quinta-feira (8) durante o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), em Belo Horizonte, evento que reúne mais de 5 mil participantes para discutir o futuro do segmento no país entre os dias 7 e 9 de agosto. Segundo estudo realizado pela ClearSale, empresa especialista em inteligência de dados para a prevenção de crimes financeiros, o Brasil contabilizou mais de 1 milhão de tentativas de fraude apenas na primeira metade de 2024. Os ataques resultaram em um prejuízo de R$ 1,2 bilhão, com uma tentativa de golpe ocorrendo a cada 3,2 segundos. Com esse panorama, a campanha surge como uma ferramenta vital para educar os cooperados sobre as ameaças digitais e como se proteger contra elas. Os temas da campanha estão voltados para uma jornada que contempla três etapas: prevenção, detecção e ação. A primeira irá abordar medidas proativas para evitar golpes e fraudes, enquanto a segunda irá ensinar a identificar rapidamente atividades suspeitas. Por fim, a etapa de ação irá fornecer orientações sobre como reagir de forma eficaz caso uma fraude seja identificada. A intercooperação, sexto princípio do cooperativismo, é um dos pontos que merecem destaque na iniciativa que envolveu mais de 10 cooperativas de crédito brasileiras. "Todo o time vai trabalhar de forma conjunta para garantir que nossos cooperados percebam o empenho das cooperativas em reduzir fraudes e riscos on-line", afirma Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB. Para Fábio Fekete de Noronha, da superintendência de Segurança Corporativa do Centro Administrativo Sicredi, de Porto Alegre, essa campanha é um marco para o cooperativismo. "Temos que aculturar, cada vez mais, os nossos cooperados para lidarem de forma segura com o mundo digital, sendo capazes de entender qual o papel da instituição financeira, como fazer um bom uso dos recursos de segurança e, principalmente, identificar uma situação suspeita que pode culminar em fraude ou golpe", disse. A divulgação da campanha será feita por meio de diversos canais, como redes sociais, WhatsApp, e-mail marketing até janeiro de 2025. Para mais informações, é possível entrar em contato diretamente com o departamento de comunicação das cooperativas envolvidas ou com a equipe de comunicação do Sistema OCB pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..
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Sistema OCERN e cooperativas do RN participam do 15º Concred

Sistema OCERN e cooperativas do RN participam do 15º Concred

O Sistema OCERN marcou presença no 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito – Concred, o maior evento do cooperativismo de crédito do mundo, que acontece de 7 a 9 de agosto em Belo Horizonte.

Nosso presidente Eduardo Gatto, o superintendente Bruno Portela e a gerente administrativa/financeira Ericarla Menezes estiveram imersos em uma experiência única de aprendizado, networking e inovação, ao lado de mais de 5.000 participantes. Com o tema “Sustentabilidade Humana e o Mundo Exponencial: Construir o futuro em tempos de transformação”, o Concred reuniu mais de 70% dos líderes cooperativistas do Brasil, oferecendo uma plataforma estratégica para discussões, workshops, e negócios na Feira Cooperativista.

O Sistema OCERN apoiou a participação das cooperativas Sicoob Potiguar e Sicoob Centro Nordeste, reforçando o compromisso com o desenvolvimento e fortalecimento do cooperativismo de crédito no Rio Grande do Norte.


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Mossoró e a Costa Branca vão brilhar no Salão Nacional do Turismo

Mossoró e a Costa Branca vão brilhar no Salão Nacional do Turismo

De 8 a 11 de agosto, na Capital do Rio de Janeiro, o Brasil inteiro vai conhecer as belezas da Região da Costa Branca e se encantar com a exposição do Mossoró Cidade Junina e do Chuva de Bala no País de Mossoró. A Secretaria de Estado de Turismo do RN (SETUR-RN) apresentará Mossoró e a Costa Branca no palco principal do evento. Os figurinos dos personagens principais do espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró estarão expostos ao público, além de ser exibido um teaser sobre o episódio de resistência do Povo Mossoroense ao Bando de Lampião. As peças foram cedidas pela Secretaria Municipal de Cultura de Mossoró e o material impresso e em vídeo foram fornecidos pela Gerência Municipal de Turismo de Mossoró (SEDINT). A apresentação de roteiros e informações sobre a Costa Branca e da maior festa junina do RN, o Mossoró Cidade Junina, ficou a cargo de Alexandre Dantas. Alexandre Dantas além de estar representando a IGR Costa Branca (da qual é Conselheiro Fiscal), representa também a região oeste como presidente da cooperativa ProTurismo, vice-presidente da ACEMA e ACBT, entidades que promovem o turismo do litoral às serras do Oeste Potiguar. Aproveitando a ocasião, o nativo areia-branquense e cidadão mossoroense estará realizando a cobertura jornalística do evento para a Revista Acontece RN e para a Febtur-RN, como redator e delegado regional respectivamente. 8° Salão Nacional do Turismo Faltam apenas dois dias para a 8ª edição do Salão do Turismo: Conheça o Brasil! O evento, promovido pelo Ministério do Turismo na cidade do Rio de Janeiro (RJ) de 08 a 11 de agosto, vai reunir atrações culturais, gastronômicas e as riquezas de cada estado do país. O Salão deste ano, realizado no Riocentro, tem como tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”. São esperados cerca de 100 mil participantes, que vão ver de perto toda a diversidade turística do país. Dividido por regiões, o evento permitirá ao público “viajar” de norte a sul do Brasil, conhecendo a cultura e os principais atrativos que os estados levarão ao Salão. Cada localidade apresentará destaques e tendências que irão fazer os visitantes quererem conhecer ainda mais as belezas nacionais. Haverá também muitos debates! No “Núcleo do Conhecimento”, representantes do MTur e os demais parceiros se reunirão para promover um grande intercâmbio de informações e a troca de experiências, discutindo as políticas públicas do setor e projetos que impulsionam o desenvolvimento do turismo de forma responsável e inclusiva. No espaço “Vitrine Brasil”, área dedicada a artesanato, design, gastronomia, agricultura familiar, manifestações artísticas, vinhos e cafés do Brasil, o público poderá apreciar vários produtos brasileiros. Ao final de cada dia o Salão, shows de cantores nacionais vão embalar os visitantes com muita música. Outra atração imperdível do evento será o “Cozinha Show”. O espaço dedicado à culinária regional exibirá pratos típicos dos estados. Serão 27 receitas que os visitantes terão a oportunidade de aprender na hora, saboreando as delícias típicas de cada região. Entre as iguarias da gastronomia, preparos como a tradicional moqueca baiana de peixe com camarão; os sabores do Norte, com o pato no tucupi; o petisco carioca de bolinho de feijoada ou a exótica carne de onça do Paraná estarão presentes entre os vários sabores a serem descobertos durante o evento. O Salão do Turismo: Conheça o Brasil é realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Sistema Fecomércio do Rio de Janeiro, Sebrae, Sesc, Senac, a Secretaria de Turismo do Estado e a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.
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Coopanest/RN é referência em anestesia no Rio Grande do Norte

Coopanest/RN é referência em anestesia no Rio Grande do Norte

A Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Estado do RN (Coopanest/RN) é referência na prestação de serviços médicos de anestesia, reanimação, monitoramento clínico e terapia intensiva no Rio Grande do Norte. É a primeira cooperativa médica a ser instalada no estado há 30 anos. A Coopanest/RN hoje conta com mais de 300 cooperados ativos, comprometidos com os valores da cooperativa que são de respeito e preocupação com a satisfação dos cooperados, aliados aos serviços de qualidade oferecidos à população. Esses profissionais, cada vez mais conscientes de sua responsabilidade, atuam no mercado de trabalho com ética, transparência e honestidade. Play Video “Hoje temos cirurgiões trabalhando com anestesistas com expertise em cirurgias cardíacas, cirurgias pediátricas ou obstétricas. Isso garante a segurança para o profissional médico na realização de um procedimento e, consequentemente para o paciente”, disse o presidente da coop, o médico Vinícius Luz. O presidente acrescenta que os anestesiologistas da cooperativa investem cada vez mais em qualificação para atuar em áreas específicas. “No momento em que a equipe médica se sente segura, o ganho é de todos, principalmente do paciente que será submetido ao procedimento”. Dia C 2024 A Coopanest/RN tem se destacado não apenas por sua atuação profissional, mas também por seu comprometimento com os Norte-riograndenses. Durante o mês de julho, a cooperativa realizou uma importante ação social em celebração ao Dia C, que mobiliza cooperativas em todo o país para contribuir com serviços essenciais e produtos às comunidades locais. Os anestesiologistas da cooperativa distribuíram cerca de 2 mil fraldas geriátricas para três instituições que atendem idosos em Natal. Foram beneficiados o Hospital Luís Antônio, especializado no tratamento de pacientes oncológicos atendidos pelo SUS; o Abrigo Juvino Barreto e o Lar da Vovozinha. A arrecadação foi possível graças à participação ativa dos cooperados em um evento junino promovido pela cooperativa, onde cada um contribuiu generosamente para a causa. “Como Cooperativa temos a consciência do nosso papel social. Temos que nos aproximar de causas coletivas e fazemos isso com muita satisfação”, disse o diretor Rogério Nei de Brito Costa durante entrega no Hospital Luís Antonio, em Natal. De acordo com a presidente da Coopanest/RN Vinícius Luz, “A ação é uma oportunidade para demonstrarmos nosso espírito coletivo e nossa responsabilidade social. As fraldas geriátricas são itens essenciais para o bem-estar dos idosos atendidos pelas instituições, e estamos felizes em poder contribuir para a melhoria das condições dessas pessoas”, disse. Já o diretor financeiro Sérgio Lima, disse que diante da adesão dos colegas anestesiologistas, essa campanha irá continuar. “Esse é o papel do cooperativista, o nosso papel para toda a sociedade”. A contribuição da cooperativa não só alivia a pressão sobre os recursos dessas instituições, mas também reforça a importância da colaboração entre diferentes setores da sociedade. A ação é um exemplo inspirador de como a cooperação pode transformar vidas e comunidades, alinhando-se perfeitamente aos valores do Dia C e ao compromisso da cooperativa com a responsabilidade social e o bem-estar coletivo. O ano 2024 foi o oitavo da Coopanest/RN nas ações do Dia C. Um incentivo a mais para quem pensa e defende o cooperativismo.  
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Complexo de Saúde Unimed abrirá mais de 1.000 novos empregos diretos e indiretos

Complexo de Saúde Unimed abrirá mais de 1.000 novos empregos diretos e indiretos

“É muito bom ter um serviço hospitalar de qualidade, com alta tecnologia, fazendo a diferença no mercado da Saúde e na Economia do Rio Grande do Norte”. A fala do diretor-presidente da Unimed Natal, Dr. Fernando Pinto, se refere ao CSU – Complexo de Saúde Unimed, empreendimento que está sendo construído em uma área de mais de 43 mil metros quadrados, no bairro de Lagoa Nova, em Natal.

Além da ampliação de serviços que proporcionará no setor da Saúde, o CSU impressiona pelo impacto positivo que injetará na economia do RN com a geração de mais de 1 mil novas vagas de trabalho diretas e indiretas.

“Atualmente, temos na Unimed Natal um quadro de mais de 1.800 colaboradores, sendo 700 somente no Hospital. Com a entrega total do CSU, o número de empregados na cooperativa saltará para cerca de 3 mil, se considerarmos toda a cadeia envolvida na operação. Estamos falando de um empreendimento que redefinirá o serviço assistencial em nosso estado e contribuirá diretamente na movimentação econômica do RN”, afirma o presidente.

O CSU se divide em três blocos, no primeiro, onde já funciona o Hospital da Unimed há 20 anos, será a base, com serviços hospitalares essenciais. No segundo bloco serão abrigados o Hospital Geral, Prontos-Socorros de Clínica Médica, Ortopedia, Cardiologia, novas Unidades de Terapia Intensiva, áreas de internação cirúrgica e clínica, além das áreas administrativas para apoio técnico e logístico. No terceiro bloco funcionarão a unidade Materno Infantil, Unidade de Diagnóstico, Emergências Adulto, Infantil e Obstétrica, Centro Cirúrgico e serviços de apoio diagnóstico terapêutico.

O novo hospital também se destaca pelo alto investimento em inovação e tecnologia. Algumas das novas salas de cirurgia estão preparadas para receber cirurgias robóticas e, além disso, todo o hospital está planejado para operar de forma 100% digital, com o objetivo de reduzir a impressão de papel.

As novas vagas de emprego que serão criadas para o CSU serão divulgadas gradativamente conforme entrega e operação de cada etapa. Para participar dos processos seletivos, os interessados podem consultar as vagas e se inscrever no site https://www.unimed.coop.br/site/web/natal/trabalhe-conosco.


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Prêmio SomosCoop: inscrições até 22 de agosto

Prêmio SomosCoop: inscrições até 22 de agosto

Última semana para inscrições no Prêmio SomosCoop! Faltam apenas 7 dias para encerrar as inscrições do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2024. Sua cooperativa tem um case de sucesso para mostrar? Faça sua inscrição ainda hoje! 🌟 Benefícios da participação: 📍Reconhecimento: ganhe visibilidade e inspire outras coops. 📍Impacto: mostre como suas iniciativas estão transformando a comunidade. 📍Crescimento: aproveite oportunidades de aprendizado e relacionamento. 🔗Acesse: https://melhores.premiosomoscoop.coop.br
A origem do Cooperativismo no Rio Grande do Norte: o pioneirismo de Mossoró

A origem do Cooperativismo no Rio Grande do Norte: o pioneirismo de Mossoró

Texto por Alexandre Dantas - Presidente Proturismo/RN Em 25 de fevereiro de 1915, numa quinta-feira, era criada a Sociedade “Mossoró Novo”, a primeira Cooperativa do Rio Grande do Norte. A cooperativa se constituía em um sindicato rural e que tinha como sede a cidade de Mossoró. De acordo com os estatutos da sociedade, a mesma tinha como fins gerais:   1. O desenvolvimento, estudo e defesa dos interesses da agricultura, pecuária e indústrias conexas, como elementos fundamentais da economia sertaneja;  2. A reorganização da vida econômica do sertão seco, sobre as bases do mutualismo e do cooperativismo, no sentido de máxima resistência, direta e indireta, contra os efeitos da instabilidade climática.    A Cooperativa Sociedade Mossoró Novo teve como seus primeiros dirigentes: Dr. Filipe Nery de Brito Guerra, Presidente; Dr. Silvério Soares de Souza, Secretário; Farmacêutico Tércio Rosado Maia, Gerente; Cel. Manoel Cirilo dos Santos, Tesoureiro; Afonso Freire de Andrade, Arquivista. Tinha ainda no Conselho Administrativo: Dr. Antônio Soares Júnior, Cel. Bento Praxedes Fernandes Pimenta, Cel. João da Escóssia Nogueira, Dr. Manoel Benício de Melo Filho e o Dr. Rafael Fernandes Gurjão. Esse sindicato rural sertanejo foi, na verdade, a semente do movimento cooperativista do Rio Grande do Norte e teve como mentor o Farmacêutico Tércio Rosado Maia. Sobre esse assunto, escreveu o historiador Filipe Guerra: “Tércio Rosado Maia quis abrir caminho para o cooperativismo. Fundou uma cooperativa sob a denominação de “Mossoró Novo”. Foi essa a primeira vez que se falou, no Estado, em sociedade cooperativa. Foi ele seu propagandista, fundador e gerente.   O 'pai' do cooperativismo potiguar e Mossoroense   Tércio Rosado Maia foi um potiguar nascido no dia 19 de agosto de 1892, em Mossoró, sendo o terceiro filho do farmacêutico paraibano Jerônimo Ribeiro Rosado e de Maria Amélia Henriques Maia, que faleceu justamente durante o parto de Tércio. Seu pai, como era o costume comum na época, logo contraiu matrimônio com Isaura Henriques Maia, sua cunhada.   Tércio se mostrou um homem de extrema capacidade, onde buscou ampliar muito dos seus conhecimentos através dos estudos. Dinâmico e atuante foi um dos pioneiros do cooperativismo no Rio Grande do Norte, responsável em 1915 pela criação da primeira cooperativa potiguar; a Sociedade Mossoró Novo.   Em 1910 formou-se em Farmácia pela Escola de Medicina da Bahia; em 1929 em Odontologia na cidade do Recife; em 1940 formou-se em Direito e cursou ainda até o 4º ano de medicina, na mesma capital. Em Mossoró lecionou na Escola Normal e no Ginásio Diocesano Santa Luzia.   No Recife exerceu o magistério nos seguintes estabelecimentos de ensino: Faculdade de Comércio, Escola Politécnica, Escola Normal Pinto Júnior, Ateneu Pernambucano, Faculdade de Farmácia da Universidade do Recife, Ginásio Pernambucano, Colégio Santa Margarida e Colégio Vera Cruz.   Tércio Rosado Maia faleceu em 8 de setembro de 1960, aos 68 anos. O Cônego Francisco de Sales Cavalcanti registrou sobre sua morte: “Desaparecido já da vivência leal dos que souberam admirá-lo, continuou vivo nos seus trabalhos admiráveis porque PASSOU PELA TERRA FAZENDO O BEM!...”.   A Cooperativa ProTurismoRN Surgido em meados de setembro de 2022 como um movimento de empresários e empreendedores do turismo em Mossoró, a ProTurismo iniciou seus primeiros trabalhos para toda a região oeste a partir de janeiro de 2023, ao realizar diversas visitas técnicas a empresas e equipamentos turísticos na região serrana do alto oeste subindo até o litoral da Costa Branca. Realizando ou apoiando eventos de pequeno e médio porte, foi crescendo em importância ao firmar parcerias com os atores do setor do turismo nas esferas públicas e privadas, desde secretarias municipais de turismo e IGR's até associações representativas mais relevantes em cada microrregião da grande Região Oeste do RN.   A prioridade de atuação na região oeste potiguar se deve ao fato de ser uma grande região riquíssima em belezas naturais, vasto patrimônio histórico-cultural, celeiro de grandes eventos e possuir a mais plural e tradicional culinária que miscigena os sabores do sertão, o legado indígena, o tempero da caatinga e os frutos do mar. Outro grande fator de prioridade é destacar a Região Oeste promovendo seus atrativos turísticos para todo o Estado e País, dando a relevância que a parte mais ocidental do Rio Grande do Norte merece.   Em março de 2023 a ProTurismoRN abre seu escritório oficial e dá início aos trâmites legais para se tornar a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais e Promoção do Turismo do Rio Grande do Norte - ProTurismoRN.   Já no mês de agosto passa a ser a grande apoiadora e divulgadora do primeiro Festival de Café do RN e do Nordeste, realizado na cidade serrana de Martins. Em setembro de 2023 realiza outro grande feito ao organizar em parceria com a UnP a Feira Acadêmica de Negócios e Turismo - FANTUR, feira esta que foi referendada e divulgada pela Organização Mundial do Turismo - OMT, instituição da ONU. Sendo na data de 27/09/2023, Dia Mundial do Turismo, criada oficialmente a Cooperativa ProTurismoRN, passando a operar como instituição representativa do turismo e cooperativa de trabalho de turismo. Em seguida se torna credenciada ao Ministério do Turismo por meio do Cadastur, passando a operar como Prestadora Especializada de Segmentos Turísticos (Operadora de Turismo), Organizadora e Promotora de Eventos e Agência de Viagens.   Filiada a OCERN - Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte e a OCB - Organização das Cooperativas do Brasil, a ProTurismoRN é uma cooperativa de trabalho de turismo e aliança de empresas, marcas, empresários e profissionais do turismo, cultura, gastronomia, artesanato, entretenimento, lazer, eventos e empreendedorismo social. Com sede em Mossoró, tem como Missão “Despertar, Direcionar e Desenvolver o Progresso da região Oeste Potiguar por meio do Turismo”, com seus agentes, equipamentos e instituições.   FONTES https://josemendespereirapotiguar.blogspot.com/2016/02/historia-do-cooperativismo-em-mossoro.html?m=1   https://tokdehistoria.com.br/2015/09/09/1927-um-interessante-artigo-de-tercio-rosado-maia-sobre-o-cangaco/   Saiba mais em:   https://instagram.com/proturismorn   https://heylink.me/proturismorn/   https://www.facebook.com/proturismorn   https://padlet.com/proturismorn/agenda_role_2023   https://youtube.com/@RotasDoTurismoRN  
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Treinão para a Meia do Sol Sicredi acontece neste sábado (24)

Treinão para a Meia do Sol Sicredi acontece neste sábado (24)

O Treinão Meia do Sol Sicredi é um momento de interação e preparação para a corrida. O evento é realizado em conjunto com atletas, grupos e assessorias esportivas. No Treinão Meia do Sol Sicredi cada um segue seu próprio treino, no ritmo e distância desejado, seguindo sua planilha de treinos ou orientação de seu professor. Os participantes terão a oportunidade de interagir, trocar experiências e motivar uns aos outros na busca pela preparação ideal. Aos atletas inscritos no Treinão, serão ofertados os serviços de hidratação, frutas, ativação dos patrocinadores da prova e sorteios de brindes. Meia Maratona do Sol Sicredi A décima edição da Meia Maratona do Sol Sicredi traz metas audaciosas, alicerçadas pela tradição e regularidade alcançadas ao longo dos anos. Com percursos de 21K, 10K e 5K, a competição envolve os participantes numa experiência desafiadora, com trajetos que contemplam as ladeiras marcantes da cidade construída sobre dunas. A largada e chegada acontecem no gramado da Arena das Dunas, estádio de Copa do Mundo, onde uma grande estrutura será preparada para acolher os atletas e seus familiares. Em 2024 novas experiências e desafios serão apresentados, como:
  • 2 Dias de prova:Sábado (21/09) – 5K e 10K | Largada às 15h55;Domingo (22/09) – 21K (Meia Maratona) | Largada às 5h;
  • Todas as provas com Largada e Chegada no gramado do estádio Arena das Dunas;
  • Novos percursos para todas as provas;
  • Desafio Meia do Sol – o atleta correndo até 02 provas: 26K (5K + 21K) ou 31K (10K + 21K);
  • ⁠Medalha especial para os participantes do Desafio Meia do Sol;
  • 4 dias de Expo e Entrega de Kits na Arena das Dunas;
  • Projeto Rota Musical com diversas atrações nos percursos de prova e Arena das Dunas;
Treinão para a Meia do Sol Sicredi Data: Sábado – 24 de agosto, às 5h da manhã. Local: Agencia Sicredi Rua Tuiuti, 765 – Petrópolis, Natal – RN, 59014-160.
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Sistema OCB apresenta Planejamento Estratégico 2025-2030

Sistema OCB apresenta Planejamento Estratégico 2025-2030

O Plano Estratégico 2025-2030 foi apresentado, nesta quarta-feira (21), pela Gerência de Planejamento do Sistema OCB. Com uma abordagem pensada para o futuro do cooperativismo brasileiro,  o processo de construção do plano começou a ser elaborado no ano passado com a realização de um diagnóstico e levantamento das necessidades das cooperativa. O Plano está conectado com as 100 diretrizes estratégicas para o cooperativismo aprovadas no 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC). Após o Congresso foram realizadas duas oficinas com representantes de todas as organizações estaduais do Sistema OCB. A metodologia adotada envolveu atividades de cocriação, com a participação ativa das lideranças do Sistema OCB. Tania Zanella, superintendente do Sistema OCB, ressaltou a importância desse momento decisivo para o futuro do cooperativismo nos próximos anos. "Após o CBC, coordenamos a primeira dinâmica para garantir que todas as ideias formuladas começassem a ser implementadas. Esses direcionamentos são importantes para o fortalecimento do nosso movimento e serão integrados em nossas ações daqui para frente”, afirmou. Fábio Estorti, gerente de Planejamento, detalhou o processo: “As diretorias das três casas (OCB, CNCoop e Sescoop), aprovaram essa proposta que foi construída com a participação de todos os estados e, agora, vamos desdobrar esse plano junto às OCEs", explicou. Ele ressaltou que o processo começou em agosto de 2023, com diagnósticos e necessidades, "Desenvolvemos questões estratégicas e definimos temas e diretrizes para o CBC. Após workshops estaduais e nacionais, consolidamos diretrizes e submetemos para aprovação no Congresso, de forma democrática e participativa. Em seguida ao Congresso, começamos a trabalhar na definição da identidade organizacional e os objetivos estratégicos", disse. O Planejamento Estratégico 2025-2030 delineou uma visão clara: ser referência na representação e desenvolvimento do cooperativismo brasileiro. A missão é fortalecer a competitividade do cooperativismo e seu impacto positivo na sociedade, através da representação, defesa e desenvolvimento das cooperativas. Os valores fundamentais incluem foco em excelência, geração de valor e respeito. As dimensões do planejamento categorizam os objetivos estratégicos alinhados aos pilares do BRC 1 Tri: representação e defesa, ESG e Gestão, e Negócios. Os objetivos visam o desenvolvimento do cooperativismo e do Sistema OCB, com foco nos benefícios e resultados para as cooperativas, além do fortalecimento das competências institucionais e gestão organizacional. Para alcançar esses objetivos, o planejamento prevê uma implantação evolutiva, com ondas a cada dois anos, baseada em indicadores e metas. O processo de desdobramento tem como objetivo a internalização e a capacitação das OCEs, o preenchimento do plano de implementação com apoio contínuo da Unidade Nacional na execução e governança da estratégia. Fabíola Nader Motta, gerente-geral do Sistema OCB, ressaltou a importância de entender o mapa estratégico. Para ela, é crucial compreender como esse plano foi finalizado. "A estratégia nacional será integrada nas OCEs e nos 27 estados. Esse entendimento garante que nosso planejamento seja implementado com sucesso e proporcione, cada vez mais, valor e desenvolvimento para as cooperativas brasileiras”, concluiu.

Sistema OCB


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ACI celebra 129 anos fortalecendo o cooperativismo

ACI celebra 129 anos fortalecendo o cooperativismo

Aliança Cooperativa Internacional (ACI) celebrou, na segunda-feira (19/08), 129 anos de história e reforça seu papel essencial na construção de um ambiente propício para o crescimento e fortalecimento do movimento em todo o mundo. Desde sua fundação, a ACI funciona como a guardiã da identidade cooperativa e promove uma definição universal, valores e princípios que unem o cooperativismo em uma visão comum de prosperidade e bem-estar social. Para Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB e membro do conselho administrativo da ACI, comemorar o aniversário da organização é valorizar o cooperativismo brasileiro e mundial. "Celebrar os 129 anos da ACI é reconhecer a força e a resiliência do cooperativismo em todo o mundo. Seguimos comprometidos com o nosso propósito de apoiar e colaborar para que o sistema cooperativista seja um motor que propulsiona qualidade de vida e prosperidade para tantas pessoas", disse. A ACI é uma das maiores e mais antigas organizações não-governamentais do mundo. Fundada em Londres, em 19 de agosto de 1985, ela resistiu as duas guerras mundiais e foi a primeira organização internacional ligada a sociedade civil a integrar o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc). Uma de suas atividades mais importantes é o diálogo com os governos dos países membros para a criação de ambientes jurídicos que fortaleçam o cooperativismo e permitam seu crescimento constante e equilibrado. Atualmente, a ACI engloba mais de 300 entidades cooperativas de 107 países, que atuam nos mais diversos setores como agricultura, bancos, consumo, pesca, saúde, habitação, seguros e indústrias de serviços. São mais de 1 bilhão de membros, ou seja, 12% da população global. A ACI América, por sua vez, é composta por 93 organizações de 24 países. O Brasil desempenha um papel significativo na ACI desde 1990, quando o Sistema OCB passou a integrar a organização e a contribuir para a disseminação dos valores e princípios do cooperativismo em âmbito mundial. Uma das maiores conquistas do movimento no Brasil foi a presidência da ACI, exercida por Roberto Rodrigues entre 1997 e 2001, como o primeiro presidente de fora da Europa.

Prêmio

Em 2012, durante as comemorações do Ano Internacional das Cooperativas, Roberto Rodrigues foi agraciado com o prêmio Pioneiros de Rochdale, uma homenagem que destaca sua contribuição inestimável ao cooperativismo. Atualmente, ele continua a influenciar o setor como professor emérito da Fundação Getúlio Vargas. (Sistema OCB)
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